Observação: Emerson

Posted on terça-feira, julho 19, 2011 by Krak

Emerson da Conceição, Brasileiro de 25 anos que representava o actual campeão Francês Lille está prestes a reforçar a tão debilitada posição de defesa esquerdo do nosso clube. Emerson chegou ao Lille proveniente do Corinthians Paranaense em Janeiro de 2007, ainda bastante jovem o Brasileiro teve algumas dificuldades em impor-se de imediato no entanto com trabalho e continuidade acabou por ganhar o lugar na equipa e foi bastante utilizado nos últimos 3 anos.

Nas palavras de Jorge Jesus quando questionado acerca dos possíveis reforços para defesa esquerdo:
«São jogadores com características diferentes, o Emerson é mais defensivo, o Capdevila é mais ofensivo, mas que se podem enquadrar dentro de um perfil técnico e táctico que nos satisfaz."

Já o jogador apresenta-se de forma algo diferente do técnico:
"Sou um lateral que joga para a frente. Aqui em França pedem-me que defenda muito, no início só queriam que eu marcasse, por isso progredi muito. Mas sou um jogador de ataque, sou um jogador virado para a frente. Sou um atleta rápido, com sobe muito pela esquerda e tenta sempre ganhar a linha de fundo."

Mas "não há nada como ver pelos próprios olhos" decidi investigar e observar alguns jogos do jogador em questão para poder emitir uma opinião e para o poder conhecer mais convenientemente. Irei então opinar sobre o possível reforço Emerson.

Emerson mostrou-se um lateral muito completo quer na vertente defensiva quer na vertente ofensiva. Apresenta um posicionamento defensivo muito bom e tem uma noção completa dos espaços defensivos interiores e exteriores, é forte no um para um e usa muito bem a sua estampa física de forma a ganhar os lances, de salientar também que raramente comete faltas. No que diz respeito à parte mais ofensiva do jogo, a equipa onde joga não "exige" tanto ofensivamente dos laterais como o Benfica no entanto o jogador apresenta-se bastante capaz também nesse aspecto do jogo subindo bem, com critério e com uma excelente velocidade o que lhe permite apoiar o ataque e recuperar com eficácia a sua posição na defesa.

Para além do que se pode observar, há que evidenciar também que Emerson é um jogador já feito, com 25 anos e já várias épocas na Europa num campeonato bastante competitivo como Francês e numa boa equipa que se acaba de sagrar campeã e que é presença assídua nas competições Continentais. Juntando a isto é um jogador que fisicamente é bastante forte e que acrescenta centímetros à nossa linha defensiva, fala ainda uma língua que permite que compreenda e se faça compreender junto dos seus companheiros e staff o que à partida garante uma integração mais rápida.

Posto estas considerações julgo que caso se confirme a transferência para o nosso clube, Emerson irá ser uma surpresa bastante positiva para uma boa fatia dos adeptos do clube.
A jogar contra ele estará o desconhecimento de causa de grande parte da massa adepta tem do jogador e que ao primeiro erro irão tratar de crucificar o sul-americano.
Também terá de lidar com a inevitável colagem ao antigo dono do lugar, Fábio Coentrão. A fasquia está obviamente alta e a cobrança vai ser grande, apesar de serem jogadores completamente diferentes e neste momento de realidades distintas, acredito que Emerson irá conseguir desempenhar com qualidade o seu papel e que será uma boa mais valia para o clube.


O que também me agrada bastante em Emerson é que é um jogador que se conhece bastante bem, quer pelo que demonstra dentro de campo quer pelas palavras que profere fora dele, parece ter completa noção das suas capacidades e descreve-se a meu ver muito bem. Mostra-se também ambicioso e desejoso de ganhar títulos ao serviço do Benfica, e afinal de contas é isso que todos nós desejamos!

10 Response to "Observação: Emerson"

.
Anónimo Says....

Boa noite

Antes de mais, gostaria de lhe dar os parabéns pelo magnifico artigo sobre o Emerson.
Compartilho da mesma opinião relativamente às características do jogador.
Confesso que aquilo que me informaram não foi de encontro ao que vi. Encontrei um jogador bastante mais ofensivo do que esperava... embora o Lille exija bem menos dos laterais, a predisposição atacante do Emerson é notória.
Defensivamente pareceu-me bastante "certinho",fecha muito bem os espaços defensivos,sabe aproveitar muito bem o físico que possui. Destaca-se também a velocidade que possui,faz o vaivém defensivo/atacante com bastante rapidez.
Em suma,parabéns,mais uma vez, pelo excelente artigo.

Cumprimentos
Paulo (Fly 13)

.
Anónimo Says....

Boa posta. Fazia falta um perfil informado do jogador. Obrigado!

.
magalhães.Sad.SLB Says....

BONITO BLOG. NÃO O CONHECIA.
MUITO SUCESSO PARA ESTE PROJECTO E PARA O NOSSO BENFICA.
VOU LINKAR!!

GLORIOSAS SAUDAÇÕES

.
RED Says....

Pelo que andei a pesquisar é um bom jogador! E como disseste, o facto de estar na Europa à anos ajuda na ambientação!

Tenho sérias expectativas deste jogador!

.
RSL Says....

Excelente artigo sobre um jogador que, confesso, desconhecia.
Vou linkar este blog e agradecia se pudesse fazer o mesmo com o:
http://gloriosojogolimpo.blogspot.com

continuação de um bom trabalho

.
Anónimo Says....

Boa analise krak, fiquei com uma ideia mais clara acerca do jogador e melhor ainda, vai de encontro ao que eu esperava que este jogador viesse trazer ao Benfica.

Continua o bom trabalho

Abraço do red.

.
Anónimo Says....

Gostei bastante do post...mas gostaria que complementasse com uma informação: quantos jogos viu? e que jogos? campeonato?...
creio que essa informação é determinante para avaliar a prestação do jogador, pois eu vi por exemplo um jogo do Bruno César no Corinthians, e só posso acreditar que "foi um daqueles dias", pois este jogador começa a mostrar insuficiências tácticas, e um biótipo que o impede fisicamente de jogar na Europa.

.
Krak Says....

Caro "anónimo".
À data deste artigo tinha visto 2 jogos completos. Contra PSG e Lyon (Campeonato) e cruzei alguns dados com um colega que viu outros tantos.
Obviamente que a amostra é pequena e não se pode tomar como verdade absoluta o que foi observado, mas o jogo de ontem foi no mesmo sentido (sem qualquer treino).

Quanto ao assunto que fala do Bruno Cesar, é um jogador que conheço pouco mas que realmente demonstra algumas dificuldades de adaptação de momento.

Abraço e obrigado pelo seu comentário.

.
Anónimo Says....

Caro Krak
pf não leve a mal a minha pergunta
penso que esse dado (quantidade) reforça e baliza melhor a sua observação, nada mais!
como benfiquista fico mais tranquilo, sobretudo a somar à exibição de ontem.
Obrigado

.
Krak Says....

Claro que não:)

Estamos aqui para partilhar e comentar...
Todo gosto em esclarecer ;)

Saudações Gloriosas

Leave A Reply