Nemanja Matic - Projecto 6

Posted on sexta-feira, julho 22, 2011 by Krak


Nemanja Matic chega ao Benfica no âmbito da transferência de David Luiz para o Chelsea.
Chegou a Stamford Bridge na época 2009/2010 e fez apenas 3 jogos, curiosamente nessas partidas onde alinhou o seu clube venceu as 3 e não sofreu golos.
Com poucas oportunidades para jogar em Inglaterra rumou na época seguinte ao Vitesse da 1ª Liga Holandesa, foi bastante utilizado disputando 29 partidas (2 na Taça) onde marcou 2 golos e fez 3 assistências.

Matic é de origem um médio-centro, um "número 8" que por vezes desempenhava posições até mais avançadas. No entanto ao chegar ao Benfica o técnico Jorge Jesus demonstrou que tinha outras ideias para o Internacional Sérvio.
Desde o 1º jogo de águia ao peito que Matic tem ocupado no terreno de jogo a posição mais recuada do meio-campo, normalmente denominada de "6". O treinador vê em Matic uma alternativa a Javi Garcia que tem sido o dono dessa posição nas últimas épocas, e assim tem dedicado uma atenção especial ao novo reforço de forma a que este consiga evoluir e corresponder dentro de campo às pretensões que tem para essa posição.

Matic tem atendido às exigências do seu treinador e tem aplicado a máxima com que se apresentou: «Quero dar tudo, trabalhar duro e fazer o meu melhor a cada dia».
É para mim uma das grandes surpresas da nossa pré-época pela positiva, demonstrando boas capacidades numa posição que não é a sua de origem.


Possuidor duma estatura e características físicas imponentes consegue aliar essa arma a uma boa agressividade que imprime no jogo o que faz com que recupere imensas bolas por jogo. O seu jogo aéreo e a capacidade para proteger a bola também têm estado em foco e ajudado bastante no desempenho das suas novas funções. Além disso Matic é um jogador que consegue progredir com a bola no pé penetrando com relativa facilidade nas defensivas contrárias aproximando-se de zonas de decisão ofensivas onde a sua óptima qualidade de passe pode fazer a diferença.

No entanto nem tudo joga a seu favor, o jogador apresenta ainda bastantes deficiências a nível posicional o que também seria de esperar uma vez que ainda se encontra a aprender as novas rotinas. Preocupa-me também o facto de que nesta posição é preciso jogar sempre a alta intensidade e nesse aspecto ainda tem um longo caminho a percorrer. Outra das ideias que parece com mais dificuldade em assimilar é a necessidade de jogar mais simples que a posição exige, por vezes arrisca em demasia, quer com passes mais longos e arriscados quer a segurar a bola demasiado tempo o que poderá resultar em situações perigosas para a nossa baliza pois está ainda no primeiro terço do terreno.

Em suma, acho que tendo em conta os prós e contras que tem demonstrado, a vontade em aprender e a forma como tem evoluído e se integrado num curto espaço de tempo, Nemanja Matic tem tudo para vir a desempenhar um papel importante no seio da equipa como alternativa a Javi Garcia. Suprindo os seus defeitos e aperfeiçoando as suas virtudes o jovem Sérvio tem tudo para ser um jogador de extrema utilidade para o nosso clube.

Redundância à parte, que continue com a máxima com que se apresentou: «Quero dar tudo, trabalhar duro e fazer o meu melhor a cada dia»!

5 Response to "Nemanja Matic - Projecto 6"

.
Fly 13 Says....

Boas

Tinha pouquíssimas expectativas relativamente ao Matic. Não conseguia ver onde seria uma mais valia.
O facto concreto é que me tem surpreendido, e muito mesmo. Está a adaptar-se muitíssimo bem a uma posição que não é a sua.
Nota-se claramente que não tem rotinas de posição,o que é perfeitamente compreensível.
O interessante neste jogador, é que nesta posição dará uma nova roupagem à posição 6,podemos ter outro tipo de situações consoante o jogo o exija,o que poderá ser muitíssimo útil.
Em suma... Continua a calar-me Matic!
Abraço
Fly 13

.
oO Says....

Também me tem vindo a surpreender, tinha as expectativas muito baixas em relação a ele.

.
Trimble Says....

Bom texto Krak.

Era dos reforços que não tinha muitas esperanças, mas felizmente fez-me engolir um sapo.

.
Anónimo Says....

Junto-me aos que vêem com agrado as exibições do Sérvio.
Porém, um aspecto intriga-me, é que Matic está a revelar-se mais fraco, precisamente onde o achava mais forte: no primeiro passe de transição, após a recuperação da bola. Sendo Matic um projecto de "6", feito a partir de um "8", julgava que fosse no passe que estivesse mais à vontade.
Porém, no jogo com o Anderlecht falhou cinco destes passes, e no jogo com o Toulouse, não fiz a contagem, mas notei mais alguns.
Vamos a ver se JJ consegue melhorar isto, pois no sistema em que ele joga, este aspecto é decisivo, nem que seja para fazer o que faz o Javi, que normalmente após a recuperação, faz de imediato um passe lateralizado, que permite a construcção rápida...

.
JV Says....

Para mim tem sido surpreendente a evolução deste jogador. Curiosamente o primeiro jogo a 6 foi um desastre mas à medida que o grau de dificuldade foi aumentando ele melhorou. Sabe jogar com a bola nos pés, como é muito alto incomoda muito quem transporta a bola e por isso é eficaz nos desarmes. Salvo erro mede 1, 94 cm o que o torna uma grande ameaça nas bolas paradas, da qual se podem, inclusivamente, aproveitar outros jogadores.Jesus disse-o , eu não acreditei, mas vai ser uma alternativa a Javi.
Apenas como cenário improvável; Luisão sai . Centrais: Javi e Garay . Matic a 6. Bom futebol desde trás, e Javi Garcia sempre será melhor central que Mascherano

Leave A Reply