Quantidade vs Qualidade

Posted on sexta-feira, junho 17, 2011 by Krak

Esta é uma dicotomia sobre a qual se discute bastante e em vários assuntos, mas neste caso importa relacioná-la com o actual Plantel do Benfica. A poucos dias do início da pré-época é um balanço que importa fazer pois sem dúvida que haverá conclusões a tirar. A quantidade é algo que abunda neste momento no nosso quadro de jogadores e que à partida farão pré-época, alguns para com certeza permanecer no plantel, outros em forma de teste para se verificar se continuarão no plantel e outros apenas porque não têm ainda colocação.

Começando para a baliza:
Roberto, Artur Moraes, Moreira, Julio Cesar e Jan Oblak são 5 jogadores para 3 lugares apenas.

Na zona defensiva da equipa:
Maxi Pereira, Daniel Wass, André Almeida, Fábio Coentrão (?), Carole, Cesár Peixoto, Schaffer, Luisão, Jardel, Miguel Vitor, Fábio Faria, Roderick e Leo Kanu. 13 jogadores para um ideal de 8.

No meio campo:
Javi Garcia, Nuno Coelho, Ruben Amorim, Matic, David Simão, Miguel Rosa, Ruben Pinto, Carlos Martins, Bruno Cesar, Aimar, Felipe Menezes, Urreta, Balboa, Enzo Perez (?), Fernandez Gaitan e Nolito. São 17 jogadores, independentemente da táctica a adoptar é obviamente um número exageradíssimo.

Na zona ofensiva:
Cardozo, Saviola, Jara, Kardec, Mora, Weldon, Rodrigo e Nelson Oliveira. 8 jogadores dos o número final deverá ser 5.

Somando todos estes jogadores quantidade é obviamente enorme (43!) e obviamente que o número terá de bastante reduzido.

E a qualidade?! Serão estes jogadores possuidores de qualidade suficiente para ajudar o Benfica a triunfar diversas frentes?
A minha opinião é que há algumas posições que realmente estamos bem fornecidos de matéria-prima, enquanto que outras mostram ainda uma qualidade ainda deficitária do que espero e ambiciono para o nosso Benfica.

Há muito trabalho pela frente antes da época começar e cabe aos nossos responsáveis, quer técnicos quer dirigentes montar uma equipa capaz de nos dar as alegrias que ambicionamos.


Nota: Este artigo é apenas um exercício de especulação, pelo que é natural que alguns nomes presentes não façam a pré-época, assim como alguns nomes que fazem parte dos nosso quadros e não estão presentes possam vir a estar nos trabalhos. Convém salientar o facto de alguns dos jogadores incluídos estarem em trabalhos de selecção e poderão não estar presentes (em pelo menos parte) da pré-época. Fábio Coentrão está eminente a sua saída e pode não estar presente e Enzo Perez apesar de não ser oficial, tudo aponta para que seja nosso jogador.

5 Response to "Quantidade vs Qualidade"

.
João Oiveira Says....

Como alguns jogadores que certamente ficarão no plantel não poderão jogar as pré-eliminatórias da champions alguns jogadores farão a pré-época integralmente e mesmo até o inicio da época.

Na baliza é claro que só ficarão 3 guarda-redes.

Na defesa André Almeida deve ficar como alternativa a Wass. 2 centrais entre Miguel Vitor, Leo Kanu e Fabio Faria também devem ficar como alternativas a Roderick e Luisão (Isto se o Benfica não contratar mais nenhum central). Na esquerda devido à indefinição de Coentrão e à ausência de Carole, shaffer também se deve manter na pré-época.

No meio campo Filipe Menezes, Balboa e Fernandez devem ter mesmo guia de marcha. Quanto aos 3 médios da formação também não acredito que fiquem depois da pré-época. De todos os médios ainda existe o Ruben Amorim que está lesionado.

Na frente é que tenho algumas dúvidas sobre quem se manterá. Apenas acho que Cardozo, Jara e Saviola são certos.

Penso que a situação não está assim tão má. Penso até que o facto de se estar a dar atenção ao facto de não se poder contar com 6/7 jogadores para a champions é um sinal de que o quadro actual não está tão caótico como a comunicação social quer fazer crer.

E quando terminar Agosto o plantel não deverá fugir muito deste:

Roberto, Artur, Moreira

Maxi, Wass, Luisão, Jardel, Roderick, ?, Carole, ?

Javi, Nuno Coelho, Matic, Rubén Amorim, Carlos Martins, Aimar, Bruno César, Urreta, Enzo Pérez, Gaitán, Nolito

Cardozo, Saviola, Jara, ?, ?

.
Rfa Says....

Se e um exercício de especulação para que o fazes? Para barulho ja nos basta a comunicacao social.

.
Krak Says....

João Oliveira o plantel que apresentas é provável que seja realmente algo próximo da realidade (independemente de concordar ou não). Mas é importantissimo que os (?) especialmente os da defesa sejam valores indubitáveis para a titularidade


Rfa neste momento tirando os responsáveis ninguém saberá ao certo quem fará a pré-época com certezas, daí ter dito que era especulação.
É um artigo de e para reflexão sobre a temática, lamento se não foi do teu agrado.

.
Far(away) Says....

Eu no geral até tenho gostado das contratações, com excepção do André Almeida e do Matic. Importante é perceber quem chegará para a zona central da defesa e quem será o lateral esquerdo. Duas posições chave.

.
Rodrigo Teixeira Says....

Independentemente de gostar ou não das contratações,não consigo perceber o facto de ainda não terem colocado os jogadores que certamente não farão parte do plantel,como são os casos do Menezes, Balboa,Fernandez,Kardec e Julio Cesar.Para quê renovarem com o Weldon? Mas sobretudo o que me faz mais confusão é o facto de apregoarem que os produtos da formação farão a pré-época,mas ainda nem treinaram e já tem o lugar tapado pelas recentes contratações... David Simão,com Aimar,Bruno César,Carlos Martins e eventualmente Gaitan. Miguel Rosa,com Urreta,Enzo Perez e Rubem Amorin.Nélson Oliveira, com Cardozo,Saviola,Jara,Mora,Rodrigo e mais algum que venha a tapar-lhe o lugar.Dito isto,julgo que esta pré-época será apenas uma farsa.

Leave A Reply