Nolito: A análise aos olhos de um Culé

Posted on terça-feira, maio 31, 2011 by Daniel

Nolito já confirmou a sua vinda para o Sport Lisboa e Benfica. Um dos reforços mais badalados para a nova temporada, é aqui analisado aos olhos de alguém que o viu atentamente defendendo as cores do seu clube. Diogo Ferreira, um sócio e adepto fervoroso do Barcelona, elaborou uma análise detalhada exclusivamente para o E PLURIBUS UNUM 1904 sobre as características do agora ex-jogador do Barcelona. Um exclusivo aos olhos de um profundo conhecedor do mundo Barcelonista.



Dono de uma qualidade técnica apurada, Nolito foi um dos melhores jogadores da excelente campanha protagonizada pelo Barcelona B na Liga Adelante, onde actualmente com a última jornada por se disputar, posiciona-se na terceira posição. Contribuiu com 13 golos. É um goleador nato, mas também se destaca nas assistências para golo. Um jogador que serve como ninguém o colectivo.

A sua maior virtude, é que não sendo individualista, gosta de ter a bola no pé e é bastante forte no um para um. E mesmo sendo considerado médio, ninguém o impede de marcar sempre presença na área adversária para converter a sua oportunidade. Tem uma formação à Barcelona, com movimentos e qualidade de passe que se destacam. Joga preferencialmente como extremo esquerdo, mas chegou a ser utilizado para desbloquear jogos tanto na direita como numa posição mais central, de falso 9 até, esta temporada no Barcelona B, uma vez que Nolito destaca-se nos dois pés, com precisão e força no remate. A sua velocidade é outro dos seus pontos fortes, embora incomparável à velocidade, por exemplo, de Salvio. De salientar ainda que é um jogador experiente, mesmo jogando numa equipa B. Soube sempre corresponder às expectativas e essa é uma das grandes vantagens que joga a seu favor para se impor no Benfica. Para além das suas qualidades que estão aos olhos de todos, Jorge Jesus não se arrependerá em colocá-lo num jogo que psicologicamente possa exigir mais de si. Nolito escolheu o Benfica para isso mesmo. Para competir e desfrutar.

É natural que alguns dos adeptos do Benfica questione o facto de um jogador com tanta qualidade futebolística tenha permanecido até esta altura da carreira numa equipa B. Pois bem, Nolito explicou ainda há dias numa entrevista a uma rádio catalã que não tem a mínima hipótese frente aos actuais avançados do Barça, que diz… ‘’são os melhores do mundo’’. Na minha modesta opinião nem Jeffren nem Afellay, por exemplo, estão neste momento ao seu nível. Embora sejam jogadores de oportunidades e idades diferentes.

A sua decisão em representar a equipa benfiquista consistiu basicamente na ambição de lutar por uma competição que o faça desfrutar. Convém dizer que já tem 24 anos e sendo mais do que um jogador, é um homem com ideias claras e optou pela melhor oferta, a do Benfica. E para o próprio Benfica esta contratação não representa nenhuma pressão extra, uma vez que terminado o contrato com o Barça, Nolito será um activo da equipa encarnada a custo zero.

Vendo o plantel benfiquista que se começa a desenhar para a próxima temporada, não sei até que ponto esta vinda do Nolito pode significar a saída do Salvio. Certo é que Gaitán estará lá na próxima temporada e podem ser dois monstros no meio campo, embora continue a pensar que Gaitán renda mais na posição 10, posição seguramente reservada para Aimar ou Martins. A minha grande dúvida será se com estes jogadores não renderia mais o Benfica num 4x3x3 do que no actual 4x4x2… Mas do Nolito podem esperar o melhor. Não vos vai decepcionar. Não terá grandes dificuldades em se impor e desejo-lhe a ele e à equipa as melhores sortes para a próxima temporada.


-------------

Resta-nos desejar boa sorte ao Nolito e esperar muito sucesso com a camisola vermelha. Bem-vindo ao Sport Lisboa e Benfica!

Créditos e Agradecimento especial ao Diogo Ferreira - http://twitter.com/#!/DiogoFerreiraFT

3 Response to "Nolito: A análise aos olhos de um Culé"

.
Pedro Peralta Says....

Um jogador vindo de onde o melhor futebol se joga, com ganas de jogar e vingar no mundo do futebol. Uma contratação em fim de contrato. Penso que poderá, caso tenha realmente sucesso, uma das melhores contratações que se poderia ter feito.

.
Filipe. Says....

Excelente análise do Mister :D
Bem Vindo ao SLB Nolito

Leave A Reply