A análise: F.C.Porto

Posted on sexta-feira, setembro 23, 2011 by Fly

E à 6ª jornada surge o primeiro clássico da época… F.C. Porto – S.L. Benfica.

As equipas chegam a esta jornada empatadas pontualmente. O Porto vem de um empate contra o Feirense, o Benfica com uma vitória categórica sobre a Académica de Coimbra.

Escusado será de dizer que se espera um ambiente crispado e intimidante. O Porto joga muito com essa atmosfera, é uma arma a seu favor. A verdade é que por vezes parece que entramos já derrotados… o factor psicológico é muitíssimo importante, direi mesmo, fundamental. Neste tipo de ambientes adversos esse factor psicológico toma ainda mais importância.

Espero que esse factor não tenha sido descurado na preparação deste jogo, mais que os aspectos tácticos, mais que saber se joga A, B ou C, para mim o importante é a equipa entrar no jogo estabilizada psicologicamente. Confesso que sou um pessimista por natureza, mas algo me diz que sairemos do Dragão com três pontos.

FC Porto vs. Benfica: dados estatísticos das 5 primeiras jornadas da Liga Zon Sagres 2011/12

Golos Marcados: Benfica (+1)

Golos Sofridos: FC Porto (-2)

Oportunidades criadas: FC Porto (+7)

Oportunidades concedidas: Benfica (-2)

Remates tentados: FC Porto (+25)

Remates à baliza: Benfica (+1)

Passes certos: FC Porto (+68)

Passes verticais: Benfica (+90)

Tempo de posse de bola: FC Porto (+10’42”)

Cruzamentos: Benfica (+16)

Recuperações de bola: Benfica (+239)

Apesar de este post ser feito com o intuito de dar uma simples análise do Porto, não resisti a constatar um facto sobre um jogador muitas vezes injustiçado do nosso clube…

Tenho ouvido dizer que o Cardozo só marca aos “pequenos”, nos jogos grandes “encolhe-se”… para rebater essa pseudo verdade aqui ficam os dados…

Fase de grupos da Liga dos Campeões: 1 golo a cada 163 minutos

Outros jogos europeus: 1 golo a cada 207 minutos

Jogos “grandes” (contra Sporting e FC Porto): 1 golo a cada 146 minutos

Outros jogos em Portugal: 1 golo a cada 164 minutos


O Porto apresenta-se esta época com uma zona pressing. Esse mesmo pressing é feito de uma forma mais estratégica. A linha média parte de zonas mais baixas, o seu avançado é isolado, aparentemente inútil perante o inicio de construção contrária, mas a sua presença não tem como intenção iniciar a contenção sobre o portador da bola, mas criar condições para que a linha média possa pressionar num determinado lado do campo.

Na minha óptica, um dos reforços mais importantes do Porto, foi mesmo a “recuperação” do Fernando. Apesar de o médio brasileiro não ser um trinco construtivo como Vitor Pereira pretende, Fernando é um recuperador de bolas por excelência. Com essa capacidade defensiva, os dois médio mais ofensivos ganham maior liberdade e amplitude de movimentos. Com isso o Porto ganha comparativamente a Souza. Perde um elemento na construção do futebol atacante mas ganha mais estabilidade defensiva.

O onze inicial não está definido, mas ainda assim espero: Helton na baliza, o quarteto defensivo será composto por Fucile na direita, Álvaro Pereira na esquerda, os centrais serão Otamendi e Rolando. No triângulo invertido do meio campo jogará como elemento mais recuado Fernando, à sua frente jogarão Moutinho e Guarín. Na frente de ataque estará Hulk na direita e Kleber como “9”. Na esquerda reside a maior duvida… a grande maioria aposta em Varela no onze inicial, na minha opinião jogará o uruguaio Rodríguez.

Obviamente que nada ficara definido para o que resta do campeonato. São apenas 3 pontos em disputa, mas 3 pontos que, animicamente serão bastante importantes.

Eu “acardito”!!!

Carrega Benfica!!!

3 Response to "A análise: F.C.Porto"

.
Anónimo Says....

Caramba eu portista me confesso e agrada-me sobremaneira a forma profissional e correcta com que esta análise está feita ... encontrei num blog encarnado o que raramente vejo na imprensa escrita nacional, objectividade e isenção na análise. Os meus sinceros parabéns e eu acredito (não sou versado no dicionário reboleira-português) ... brincadeira respeito, no que é devido, o JJ.

.
Fly Says....

Caro anónimo.
Antes de mais,obrigado pelo comentário.
Fico agradado por saber que o que escrevemos é seguido também por adeptos de outros clubes.
Tentei fazer uma análise simples e concisa,sem grandes floridos.
Cumprimentos.

.
Krak Says....

Acabou por ser um bom resultado que se ajusta ao jogo.

Mas sabe a pouco..

Leave A Reply