A análise: Paços de Ferreira

Assunto(s):
Está de volta a Liga ZON Sagres. À 7ªjornada o Benfica pode passar pela primeira vez para a frente da tabela classificativa, embora de forma condicionada.

Depois de uma vitória europeia sobre os romenos do Otelul Galati, o Benfica recebe amanha às 20:30 o Paços de Ferreira.

A equipa da capital do móvel vem de uma série de resultados negativos. Neste momento encontram-se em antepenúltimo lugar da tabela classificativa com apenas 4 pontos. Como se não bastasse este mau momento, a equipa pacense irá ver-se privada para este jogo dos habituais titulares, Manuel José, André Leão, Nuno Santos e Fábio Faria.

Esta semana foi bastante conturbada. “Um grupo de adeptos colocou uma faixa no campo de treinos dizendo "ESTE NÃO É O NOSSO PAÇOS". Esse mesmo grupo de adeptos conversou com o treinador e alguns jogadores no sentido de acalmar os ânimos e pedir que haja disciplina e honra pela camisola do Paços e principalmente atitude, para dar a volta a este mau momento.”

Espera-se um Paços de Ferreira de “raiva”, ainda com mais garra, mais vontade… que é tão característica da equipa.

Escusado será dizer que será uma equipa apostada no seu contra ataque venenoso. Particular atenção nas bolas paradas próximas da área, Vitor Silva é um jogador a ter em conta neste aspecto particular do jogo.

Muita atenção também a Michel e Melgarejo… o ex penafidelense é um jogador muito oportuno que aparece quase sempre no sítio certo para facturar. Rápido, móvel, com boa técnica individual e forte presença na área, torna-se num avançado muito difícil de marcar e controlar pelo último reduto contrário. Muita atenção ao seu pé esquerdo…

Melgarejo é um jogador pertencente aos nossos quadros. O Paraguaio depois de fazer uma fantástica pré temporada teve uma lesão que atrasou a sua integração na equipa, mas aos poucos vem “agarrando” o seu lugar no onze pacense. Melgarejo é um jogador rápido, com uma facilidade tremenda em aparecer na zona de finalização.

Sem Nuno Santos, espera-se que Luís Miguel recue Luisinho para a lateral defensiva. Aqui o Benfica tem muito a ganhar… apostando na velocidade e espontaneidade de Gaitan, Luisinho, sem rotinas de lateral passará um mau bocado.

Apesar de não ser nada fácil saber qual o onze de Luís Miguel, ainda assim aposto nesta equipa:

Temos a obrigação de somar mais 3 pontos no campeonato.

Com GARRA, QUERER E AMBIÇÃO a vitória será nossa!!!

Carrega Benfica!!!

Jornada dos Emprestados- 21a26 Setembro


Ainda que um pouco mais tarde, aqui estamos nós para mais uma Jornada dos Emprestados. Esta última semana existiu dupla jornada em vários campeonatos onde os nossos jogadores estão envolvidos, portanto será uma edição mais extensa que o habitual.


  • Brasileirão: Vasco 1 - 1 Atl. Goianiense
O Vasco com Eder Luis a titular não foi além de um empate nesta ronda. O avançado benfiquista esteve em campo durante 50minutos e não teve parte activa no golo da sua equipa.

  • Brasileirão: Cruzeiro 0 - 3 Vasco
Desta vez o jogador do Benfica presente na equipa titular do Vasco foi Fellipe Bastos, o médio centro brasileiro fez o passe para o 1º golo da partida e esteve em campo até aos 68 minutos de jogo.

  • Brasileirão: América MG 1 - 2 Santos
Com o ponta de lança Alan Kardec mais uma vez a figurar na equipa titular o Santos venceu a 4º partida consecutiva. O jovem brasileiro fez o passe (ainda que com interferência do defesa) para o golo da vitória e foi substituído quando o resultado da partida já estava feito.

  • Brasileirão: Santos 2 - 3 Figueirense
Alan Kardec foi novamente titular no Peixe e esteve em campo até aos 73minutos, no entanto desta vez não conseguiu ajudar a sua equipa a sair com um bom resultado.

  • Brasileirão: Atlético Mineiro 1 - 1 Flamengo
Airton voltou a ser titular pelo Flamengo, quando apto fisicamente é peça indispensável na sua equipa. Saiu do encontro já em tempos de descontos.


  • Brasileirão: Flamengo 2 - 1 América MG
O médio defensivo brasileiro Airton fez parte da equipa titular do Flamengo e actuou a totalidade do encontro nesta vitória caseira do Mengão.

  • Brasileirão: Grémio 0 - 1 Botafogo
O Botafogo é a sensação do Brasileirão até este momento e caso vença a partida em atraso poderá mesmo ser líder da prova. Felipe Menezes foi suplente e entrou em campo para a 2º parte do encontro, que foi quando a sua equipa chegou ao golo da vitória.

  • Brasileirão: Botafogo 2 - 2 São Paulo
Felipe Menezes apesar de não ser titular habitual no Botafogo tem sido várias vezes chamado pelo seu treinador. Neste jogo não foi excepção, entrou para a partida cerca dos 70m de jogo para dar o seu contributo.

  • Swiss Super League: Servette 0 - 2 Luzern
Com Yartey a titular como é habitual e com Roderick a entrar na partida logo após os 15 minutos de jogo, o Servette sofreu mais uma derrota para a liga suíça.

  • Swiss Super League: Lausanne 0 - 0 Servette
Com Yartey e Roderick a titulares e a actuarem durante todo o encontro, o Servette não foi além de um empate sem golos nesta jornada.

  • Liga BBVA Espanha: R. Sociedad 1- 0 Granada
Com Carlos Martins e Jara a titulares, o Granada sofreu mais uma derrota na liga espanhola. Vida difícil para os Benfiquistas neste inicio de época.

  • Liga BBVA Espanha: Granada 1 - 1 Osasuna
Mais uma vez com Carlos Martins e Jara a titulares na equipa do Granada. Desta vez conseguiram um empate caseiro perante o Osasuna. O médio português foi substituido ainda na 1ª parte (lesão) e o avançado das "pampas" jogou todo o encontro.
  • Liga Turca: Besiktas 2 - 1 Bursaspor
O central brasileiro Sidnei foi novamente titular no Besiktas e esteve a em campo todo o jogo nesta vitória caseira da sua equipa.

  • Liga Turca: Besiktas 1 - 0 Antalyaspor
O jovem Sidnei fez parte da equipa titular no Besiktas fazendo parte da defensiva que conseguiu manter as redes invioladas nesta partida.

  • Ligue 2 França: Sedan 1 - 0 Stade Reims
O defesa esquerdo francês Lionel Carole foi titular e a sua equipa saiu vitoriosa, no entanto a noite não foi feliz para o jovem pois aos 75minutos de jogo foi expulso por acumulação de amarelos.

  • Liga Zon Sagres: Beira-Mar 0 - 0 Rio ave
Numa partida sem grandes motivos de interesse, o trinco Nuno Coelho como é habitual foi titular na equipa do Beira-Mar e actuou os 90minutos, no entanto a sua equipa não foi além de um empate.

  • Liga Zon Sagres: Paços de Ferreira 1 - 2 Gil Vicente
Jogo de pólos opostos na Mata Real. Fábio Faria foi titular e acabou a partida expulso após ter agredido um adversário, porém o avançado Melgarejo que também foi titular pelos Pacenses esteve em destaque apontando o tento inaugural da partida.

  • Liga Zon Sagres: Olhanense 2 - 1 U. Leiria
Com Shaffer e André Almeida como titulares e Elvis como suplente utilizado, a U. Leiria somou mais uma derrota no campeonato. Vida difícil para os Benfiquistas que se encontram no fundo da tabela.

  • Liga Orangina: Belenenses 1 - 0 Freamunde
Com Leo Kanu e Miguel Rosa a titulares a equipa do Restelo venceu mais uma partida a aproxima-se assim dos lugares de promoção. Leo Kanu foi mesmo o herói da partida ao apontar mais uma vez o golo da vitória.

  • Liga Orangina: Arouca 2 - 0 Atlético CP
Chegou ao fim a caminhada vitoriosa do Atlético. Com o contributo de Leandro Pimenta com titular no meio campo (saiu aos 55m) a equipa sucumbiu perante o Arouca.




Nesta extensa jornada, Alan Kardec e Fellipe Bastos fizeram assitências para golos das suas equipas, enquanto que Melgarejo marcou o seu 2º golo na 1ª Liga Portuguesa e Leo Kanu deu mais uma vitória ao Belenenses.

O tema Saviola

Assunto(s):
Já ontem abrangi um pouco do tema que tem vindo ultimamente "à baila" nas conversas entre benfiquistas, mas falemos agora somente neste post sobre Javier Saviola. O argentino ingressou na Luz na época em que Jorge Jesus assumiu o comando técnico da equipa, em 2009/2010. Nessa mesma temporada foi um dos jogadores em foco e um dos responsáveis pela conquista do título de campeão nacional. Muito se falava na altura até de uma eventual saída de “El Conejo”, dadas as exibições maravilhosas que realizou de águia ao peito. Porém, o seu rendimento no ano seguinte caiu a pique. O avançado sul-americano não foi o único, tal a desastrosa temporada que a formação liderada por Jesus fez.

2011/2012 iniciou-se com bastantes expectativas. Caras novas e mais qualidade no plantel. Muitas expectativas nos novos reforços e também naqueles que brilharam no primeiro ano de JJ com as cores do SL Benfica. Savigol era um deles, contudo, tem desiludido bastante. Ultimamente tem-se falado de uma hipotética hipótese de renovação de contrato e também de uma possível saída já em Janeiro. A verdade, é que mesmo gostando bastante das qualidades do argentino, nota-se uma quebra física no seu futebol e alguma falta de velocidade. A sua permanência na Luz está apenas nas suas mãos, mas a realidade é que continuando neste seu momento de forma, não via com maus olhos uma eventual saída já no mercado de Inverno. Até lá, Saviola tem cerca de três meses para demonstrar que merece permanecer no clube. E bem que nós gostaríamos de voltar a ver o Javier de 2009/10.

Ainda o clássico e o Otelul



Ultimamente o tempo não tem sido muito para publicar no blog e por isso só agora consegui arranjar um ''tempinho'' para me dedicar a este espaço.

Passando ao que mais interessa e em relação ao clássico da passada sexta-feira, o resultado empatado a dois golos é completamente justo. O FC Porto teve um ligeiro ascendente no primeiro tempo, tendo sido a equipa da casa a primeira a marcar por intermédio de Kléber. O Benfica reagiu muito bem na segunda parte e conseguimos sair do norte de Portugal com um ponto. Para os muitos críticos de Emerson, o brasileiro voltou a fazer um jogo seguro. Um dos melhores jogadores do campeonato, Hulk, mal se notou em campo, e muito por culpa do lateral sul-americano. Afinal, o ex-Lille não é assim tão mau como muitos querem fazer parecer. Bryan Ruiz que o diga e mesmo ontem na Roménia, frente ao Otelul, defensivamente esteve impecável.

Ainda em relação ao encontro frente aos azuis, o passe de Saviola para o golo de Nicolás Gaitán é incrivelmente fenomenal. Impressionante que sem olhar Saviola consegue meter a bola no jovem argentino para sentenciar a partida. Porém, e tal como aconteceu na vitória diante da Académica na Luz, frente ao Otelul o avançado argentino esteve novamente abaixo das expectativas. Um jogador que tantas alegrias nos deu na temporada de 2009/2010 parece aos poucos estar a desaparecer. O seu contrato termina no próximo ano e muito se tem falado se valerá ou não a pena renovar. Será que fará sentido prolongar o vínculo de “El Conejo”?

Falando ainda da noite europeia de ontem, uma vitória pela margem mínima, porém os três pontos somados são bastante importantes. O futebol jogado foi muito pobre e o Benfica acabou mesmo por terminar o jogo com algumas situações de aperto que poderiam ter sido evitadas facilmente, pois uma exibição "normal" seria mais que suficiente para vencer por uma diferença superior. Pouco ou nada há mais para acrescentar.

O Basel surpreendeu em Old Trafford ao empatar a três bolas com o Manchester United e neste momento partilhamos a liderança do grupo com os suíços. O Benfica continua com as portas abertas para passar à próxima fase da Liga dos Campeões. Resta saber se o United ficará pelo caminho como aconteceu na época de 2005/06.

A análise: F.C.Porto

E à 6ª jornada surge o primeiro clássico da época… F.C. Porto – S.L. Benfica.

As equipas chegam a esta jornada empatadas pontualmente. O Porto vem de um empate contra o Feirense, o Benfica com uma vitória categórica sobre a Académica de Coimbra.

Escusado será de dizer que se espera um ambiente crispado e intimidante. O Porto joga muito com essa atmosfera, é uma arma a seu favor. A verdade é que por vezes parece que entramos já derrotados… o factor psicológico é muitíssimo importante, direi mesmo, fundamental. Neste tipo de ambientes adversos esse factor psicológico toma ainda mais importância.

Espero que esse factor não tenha sido descurado na preparação deste jogo, mais que os aspectos tácticos, mais que saber se joga A, B ou C, para mim o importante é a equipa entrar no jogo estabilizada psicologicamente. Confesso que sou um pessimista por natureza, mas algo me diz que sairemos do Dragão com três pontos.

FC Porto vs. Benfica: dados estatísticos das 5 primeiras jornadas da Liga Zon Sagres 2011/12

Golos Marcados: Benfica (+1)

Golos Sofridos: FC Porto (-2)

Oportunidades criadas: FC Porto (+7)

Oportunidades concedidas: Benfica (-2)

Remates tentados: FC Porto (+25)

Remates à baliza: Benfica (+1)

Passes certos: FC Porto (+68)

Passes verticais: Benfica (+90)

Tempo de posse de bola: FC Porto (+10’42”)

Cruzamentos: Benfica (+16)

Recuperações de bola: Benfica (+239)

Apesar de este post ser feito com o intuito de dar uma simples análise do Porto, não resisti a constatar um facto sobre um jogador muitas vezes injustiçado do nosso clube…

Tenho ouvido dizer que o Cardozo só marca aos “pequenos”, nos jogos grandes “encolhe-se”… para rebater essa pseudo verdade aqui ficam os dados…

Fase de grupos da Liga dos Campeões: 1 golo a cada 163 minutos

Outros jogos europeus: 1 golo a cada 207 minutos

Jogos “grandes” (contra Sporting e FC Porto): 1 golo a cada 146 minutos

Outros jogos em Portugal: 1 golo a cada 164 minutos


O Porto apresenta-se esta época com uma zona pressing. Esse mesmo pressing é feito de uma forma mais estratégica. A linha média parte de zonas mais baixas, o seu avançado é isolado, aparentemente inútil perante o inicio de construção contrária, mas a sua presença não tem como intenção iniciar a contenção sobre o portador da bola, mas criar condições para que a linha média possa pressionar num determinado lado do campo.

Na minha óptica, um dos reforços mais importantes do Porto, foi mesmo a “recuperação” do Fernando. Apesar de o médio brasileiro não ser um trinco construtivo como Vitor Pereira pretende, Fernando é um recuperador de bolas por excelência. Com essa capacidade defensiva, os dois médio mais ofensivos ganham maior liberdade e amplitude de movimentos. Com isso o Porto ganha comparativamente a Souza. Perde um elemento na construção do futebol atacante mas ganha mais estabilidade defensiva.

O onze inicial não está definido, mas ainda assim espero: Helton na baliza, o quarteto defensivo será composto por Fucile na direita, Álvaro Pereira na esquerda, os centrais serão Otamendi e Rolando. No triângulo invertido do meio campo jogará como elemento mais recuado Fernando, à sua frente jogarão Moutinho e Guarín. Na frente de ataque estará Hulk na direita e Kleber como “9”. Na esquerda reside a maior duvida… a grande maioria aposta em Varela no onze inicial, na minha opinião jogará o uruguaio Rodríguez.

Obviamente que nada ficara definido para o que resta do campeonato. São apenas 3 pontos em disputa, mas 3 pontos que, animicamente serão bastante importantes.

Eu “acardito”!!!

Carrega Benfica!!!

Clássico de emoções fortes


É já sexta-feira que o Benfica defronta do FCPorto no estádio do dragão, num jogo a contar para a 6ª jornada do campeonato nacional.

Ambas as equipas partem em igualdade pontual, no topo da tabela classificativa. Não se espera um jogo fácil para nenhuma das equipas, visto que ambas vão querer conquistar a vitória e superiorizar-se perante o adversário. O Benfica conta com o apoio de 2500 adeptos que se deslocarão de Lisboa até ao Porto.

A equipa do Norte vem de um empate em Santa Maria da Feira e o Benfica de uma vitória por 4-1 frente á Académica. Pode passar um pouco por aqui o jogo. Provavelmente o Benfica vai entrar em campo mais motivado e o Porto não tão forte mas ainda assim a querer fazer esquecer o deslize e a jogar perante os seus adeptos.

Não se sabe ainda se Álvaro Pereira jogará do lado azul e branco. A confirmar-se a baixa é algo que Jorge Jesus tem de saber explorar.

O ambiente é algo de que os jogadores do Benfica se devem abstrair, pois nunca é fácil jogar sob um clima como o que há no dragão, quando o Benfica lá vai.

O Benfica deve alinhar da seguinte forma:



Um onze mais conservador. Na minha opinião deveria ser sempre este o 11 em jogos mais complicados. Amorim ajuda a equilibrar o meio campo. Dependendo como o jogo for decorrendo poderá dar-se ou não a entrada de Pablo Aimar.

Caso se confirme a ausência de Álvaro Pereira, Nolito poderá aproveitar mais as debilidades do seu substituto, Jorge Fucile.















Do lado do Porto o onze não deverá fugir a isto:




























Espera-se assim um grande jogo no dragão com duas equipas ofensivas a procurar entrar bem no jogo e marcar cedo. Estou confiante que conseguiremos um bom resultado que nos deixará isolados no 1º lugar do campeonato, apesar de achar que um empate não seria mau (dependente do que se passaria no jogo).

Força Benfica!

Jornada dos Emprestados - 16a19 Setembro


  • Liga Zon Sagres: U. Leiria 1 - 3 Marítimo
A equipa de Leiria com 3 emprestados pelo Benfica a titulares sofreu uma derrota frente ao Marítimo. Shaffer esteve em campo durante 58minutos e Elvis jogou 70minutos. Já o jovem português André Almeida fez o encontro completo.

  • Liga Zon Sagres: Nacional 1 - 0 Paços de Ferreira
A equipa do Paços de Ferreira deslocou-se à Madeira com os benfiquistas Fábio Faria e Melgarejo a titulares, no entanto não conseguiram ajudar a sua equipa a fazer um resultado positivo.

  • Liga Zon Sagres: V. Setúbal 1 - 0 Beira-Mar
Nuno Coelho como é habitual foi titular na equipa do Beira-Mar e actuou os 90minutos, no entanto a sua equipa acabou por sair derrotada deste encontro.

  • Liga Orangina: Portimonense 2 - 3 Belenenses
O Belenenses conseguiu finalmente vencer no 2º escalão nacional. Como é habitual Miguel Rosa foi titular e desta vez teve a companhia de Leo Kanu entre os 11 eleitos. Os nossos Benfiquistas foram fundamentais na vitória, o médio português bateu o canto para o gigante brasileiro apontar o tento da vitória.


  • Liga Orangina: Atlético CP 3 - 0 Trofense
A Atlético continua a sua surpreendente campanha na Liga Orangina onde é líder. Somaram mais uma vitória com o contributo de Leandro Pimenta como esteio do meio campo e a jogar o encontro na sua totalidade.

  • Taça Suiça: Dudingen 1 - 4 Servette
Com Yartey e Roderick a titulares o Servette venceu na Taça da Suiça. Destaque para o extremo ganês que continua a mostrar-se dos melhores da equipa e apontou um dos golos do encontro.


  • Liga BBVA Espanha: Granada 1 - 0 Villareal
Com Carlos Martins e Jara a titulares, o Granada conseguiu a primeira vitória na liga espanhola. O médio português esteve em campo até aos 70minutos enquanto que o avançado argentino fez o encontro completo.

  • Liga Turca: Besiktas 3 - 1 Ankaragucu
Sidnei estreou-se a titular na liga turca ao serviço do Besiktas e assumiu-se como o homem do encontro. Com 2 golpes de cabeça na sequência de pontapés de canto, apontou 2 golos nesta partida e foi assim completamente decisivo para a conquista da vitória da sua equipa.


  • Ligue 2 França: Sedan 3 -0 Le Havre
O defesa esquerdo francês Lionel Carole continuou como titular na equipa do Sedan e fez os 90minutos da partida, ajudando-a a conseguir uma vitória confortável.

  • Brasileirão: Botafogo 1 - 1 Flamengo
Duelo de Benfiquistas no Brasileirão. Felipe Menezes foi titular na equipa do Botafogo e Airton voltou à competição após lesão pelo Flamengo sendo também titular. Ambos saíram do encontro por volta do minuto 75 quando o resultado já estava feito.


  • Brasileirão: Corinthians 1 - 3 Santos
Alan Kardec continua assumir figura de protagonista na equipa do Santos, desta vez assistiu para o 2º golo e marcou o 3º da sua equipa. Está numa forma excelente o avançado brasileiro.


  • Brasileirão: Vasco 4- 0 Grémio
Com Eder Luis e Fellipe Bastos na equipa titular o Vasco continua a sua excelente campanha no Brasileirão e assumiu mesmo a liderança da competição. E esta vitória tem a marca dos Encarnados, o avançado Eder Luis fez a assistência para o 1º golo e marcou o 3º tento, enquanto que o jovem Fellipe Bastos fez a assistência para o 2º golo.



Uma Jornada dos Emprestados em cheio que vos apresentámos esta semana. Muitos Benfiquistas em destaque.
Com sotaque brasileiro foram estes os jogadores que marcam presença no "livro dos destaques": - Miguel Rosa, Leo Kanu, Yartey, Sidnei, Alan Kardec, Eder Luis e Fellipe Bastos.



Nota: Como é habitual basta clicar no resultado do jogo para assistir aos golos/resumos dos jogos onde os nossos emprestados se destacaram.




Siga-nos no Facebook e fique a par das novidades no Mundo do Benfica: AQUI

A análise: Académica

Depois de uma bela exibição para a Liga dos Campeões, a Liga Portuguesa está de volta.

Nesta 5ª jornada, o Benfica recebe na sua casa a surpreendente Académica de Coimbra.Os “estudantes” encontram-se em 4º lugar, logo atrás do Porto, Benfica e Sporting de Braga.Com 3 vitórias e uma derrota, com um saldo positivo de 7 golos marcados e 3 sofridos, a Académica tem surpreendido neste começo de época.

Na Académica de Pedro Emanuel, tem sobressaído a solidez defensiva e o contra ataque muito bem delineado. A equipa assenta num 4x3x3.

Previsivelmente actuará na baliza com Peiser, o quarteto defensivo será composto na direita por João Dias, na esquerda Nivaldo, a dupla de centrais será constituída por João Real e Abdoulaye. No triângulo invertido do meio campo jogará como elemento mais recuado Pape Sow, na frente do trinco senegalês jogarão Adrien Silva e Danilo. Na frente de ataque estará Diogo Valente na esquerda, Sissoko na direita e como elemento mais ofensivo o guineense Éder.

Nestas jornadas iniciais destaco essencialmente três elementos nos “estudantes”. Éder, Pape Sow e Sissoko.

Éder é claramente um jogador a pedir outros voos. O rapidíssimo guineense é um jogador a ter em particular atenção. Bastante perigoso, muito difícil de travar depois de embalado possui um apurado sentido de baliza, neste momento está em primeiro lugar, juntamente com Cardozo na lista dos melhores marcadores com 4 golos.

Pape Sow é um trinco senegalês com escola francesa. Um excelente recuperador de bolas, não se limitando todavia a isso, sabe ter a bola em seu poder, possuindo boa qualidade de passe. Sobe bem no terreno aparecendo muitas vezes na zona de finalização.

Sissoko é um extremo senegalês vindo da formação academista. Rápido, forte no 1x1, por vezes ingénuo muito devido aos seus 19 anos mas um jogador a ter em atenção.

Temos que entrar com toda a força mas sempre devidamente cautelosos com o contra ataque academista. Acima de tudo temos que ser pacientes, acredito que será mesmo um jogo de paciência.

Em suma, augura-se um jogo bastante complicado, mas naturalmente com a obrigação de somar os 3 pontos.

Jornada dos Emprestados- 6a12 de Setembro


Caros leitores pedimos desculpa pelo atraso na publicação da nossa rubrica Jornada dos Emprestados mas até ao momento não me tinha sida possível publicar.
Apesar de tardar... Não falha!
Iremos de seguida expor o já habitual resumo das prestações dos nossos jogadores emprestados.


  • Brasileirão: Vasco 2 - 0 Coritiba
Com o avançado Eder Luis a titular e a tempo inteiro na equipa do Vasco a equipa somou mais uma vitória, mas desta vez o nosso jogador não teve parte activa em nenhum dos golos.

  • Brasileirão: Figueirense 1 - 1 Vasco
Eder Luis continua como peça-chave no 11 do Vasco da Gama. Fellipe Bastos foi também titular no meio campo jogando os 90minutos do encontro. Apesar da boa campanha da equipa, desta vez não conseguiu mais do que um empate na condição de visitante.

  • Brasileirão: Avai 1 - 2 Santos
Após um boa série de boas exibições saindo do banco, Alan Kardec conquistou um lugar no 11 do "Peixe". Apesar de não ter participado nos golos, actuou durante toda a partida.

  • Brasileirão: Santos 1 - 0 Cruzeiro
Na 2ª partida semanal para a equipa do Santos o avançado Alan Kardec voltou a figurar do 11 inicial e desta vez foi decisivo ao fazer a assistência para o único golo da partida. Está a dar um contributo importante para a recuperação na tabela classificativa do Santos.


  • Brasileirão: Coritiba 5 - 0 Botafogo
Felipe Menezes foi utilizado pela seu treinador nesta derrota pesada do Botafogo. Entrou no encontro para os últimos 15minutos de jogo.

  • Ligue 2 França: FC Istres 1 - 1 Sedan
O defesa esquerdo Lionel Carole fez a sua estreia pela sua nova equipa e actuou durante os 90minutos.

  • Swiss Super League: Servette 0 - 4 FC Basel
Com Roderick Miranda e Yartey a titulares no Servette a equipa sofreu uma pesada derrota em sua própria casa, derrota esta imposta pelo FC Basel que figura do grupo da Champions do Benfica. Se o ganês foi dos jogadores mais inconformados e que melhor resposta deu do Servette, o central vice-campeão do mundo de sub-20 esteve em péssimo plano.

  • Liga BBVA Espanha: Málaga 4 - 0 Granada
Com os Benfiquistas Carlos Martins e Jara a titulares, o Granada revelou-se impotente perante um fortíssimo Málaga. O médio português foi dos elementos que melhor réplica conseguiu dar do Granada, já o avançado argentino jogou fora da sua posição de origem e não teve um jogo feliz. Julio César assistiu ao jogo do banco de suplentes.


  • Taça de Portugal: Belenenses 5 - 1 Esposende
O Belenenses obteve uma vitória robusta com o inevitável Miguel Rosa a titular e em plano de destaque. O médio cedido pelo Benfica foi mais uma vez decisivo, alguma imprensa atribui um hat-trick ao jogador mas existe também quem indique que um dos 3 golos foi auto golo. Certo é que é indesmentível a sua preponderância na equipa do Restelo.


  • Taça de Portugal: Atlético 0 - 0 (3-4 g.p.) Macedo Cavaleiros
O Atlético foi eliminado da Taça de Portugal na marcação de grandes penalidades causando alguma surpresa. Leandro Pimenta foi o único "Benfiquista" utilizado, e jogou toda a partida.

  • Liga Zon Sagres: U. Leiria 2 - 5 FC Porto
Com 3 emprestados pelo Benfica a titulares o Leiria não conseguiu fazer frente ao Porto. Shaffer foi totalista de minutos, Elvis substituído já perto do final mas o principal destaque vai para André Almeida que jogou a tempo inteiro e fez um dos tentos dos Leirienses.


  • Liga Zon Sagres: Beira Mar 0 - 1 U. Leiria
Do lado da equipa da casa Nuno Coelho continuou como titular e totalista de minutos. Por sua vez nos forasteiros a armada Benfiquista também continua a ocupar lugar de destaque. André Almeida e Elvis titulares no meio campo e Shaffer na defensiva. O defesa argentino foi mesmo o herói da partida marcando um golo de belo efeito que valeu a conquista dos 3 pontos.


  • Liga Zon Sagres: P. Ferreira 2 - 3 Sporting
O avançado paraguaio Melgarejo entrou na partida já perto do final do encontro e não teve tempo para alterar o rumo dos acontecimentos.



Uma jornada com mais intervenientes do que até aqui tinha sido habitual e também com mais jogos devido à dupla jornada semanal do Brasileirão e a outros jogos em atraso. Os grandes destaques vão para os já habituais neste espaço, Alan Kardec e Miguel Rosa. As novidades que também decidiram mostrar serviço esta última semana foram os Leirienses André Almeida e Shaffer.

Man. United visto por um 'Red Devil'

De modo a elucidar melhor os nossos leitores acerca do nosso adversário de amanhã, pedimos a um adepto do Manchester United que nos fizesse um resumo da formação inglesa na presente temporada. Desde já o nosso agradecimento 

Após a vitória na Luz sobre o Vitória de Guimarães, os jogos da Champions estão de volta, e este ano com o Benfica com um plantel bastante mais forte que o do ano passado vai tentar fazer uma prestação melhor que a da temporada transacta na Liga dos Campeões. Nada melhor do que começar com um colosso Europeu, que é sempre candidato à conquista da Liga Milionária, o bi-campeão Inglês, Manchester United. Um velho conhecido do Benfica que já venceu no Estádio da Luz, recentemente.

O United está a ter um início de época avassalador conquistando logo no seu primeiro compromisso oficial: a Community Shield frente ao Manchester City, dando a volta ao resultado quando estava a perder por 2-0 ao intervalo. Já a contar para a English Premier League, venceu os quatro encontros realizados até agora. Destacando as três últimas vitórias, derrotou por três bolas a zero a equipa sensação do ano passado, o Tottenham. Arrasou o rival Arsenal por 8-2 e no Sábado passado goleou o Bolton por 5-0.

Tendo em conta o encontro para a Premier League de Domingo diante do Chelsea, poderá esperar-se alterações no onze do United, como poderá entrar na Luz com o seu melhor onze disponível. Tanto Rio Ferdinand, que falha o jogo por lesão, Nemanja Vidic, Tom Cleverley, Danny Welbeck e Rafael também irão estar ausentes da partida de amanhã, igualmente por lesão.

Convocados:
Guarda-redes: De Gea, Lindegaard

Defesas: Evans, Evra, Fabio, Jones, Smalling

Médios: Anderson, Carrick, Fletcher, Giggs, Nani, Park, Valencia, Young

Avançados: Berbatov, Hernandez, Owen e Rooney

O Manchester United apresenta sempre o seu clássico 4-4-2 com dois médios centro e dois extremos, sendo um dos médios com acções mais ofensivas e outro mais defensivas. Durante o jogo, se Sir Alex Ferguson achar necessário, jogará num 4-5-1. Apesar do encontro de Domingo frente ao Chelsea, sendo eu adepto do United, gostava que jogassem na máxima força, portanto espero um onze como este:


Na baliza, como é de esperar temos o jovem Espanhol De Gea, que poderá ser o elo mais fraco desta equipa. Com 20 anos é titular de um dos melhores clubes do Mundo, e já mostrou alguns de indícios de segurança. Na defesa é onde existem mais dúvidas sobre quem irá jogar e em que posição jogará. Evra está em dúvida até à hora do jogo portanto, caso este não jogue, Fábio será a solução natural. Mas o "dilema" está no meio e na direita, visto que para além de Fábio e Evra, apenas mais 3 defesas estão convocados e todos eles defesas centrais. Johny Evans é a única certeza que jogará no meio, agora quem será o seu companheiro? Tanto Smalling como Jones têm alternado na posição de defesa direito. Mas visto à excelente exibição de Jones frente ao Bolton a defesa direito, pressuponho que será o defesa de 19 anos a assumir o lado destro da defesa. No meio campo é onde está a virtude. Anderson, Nani e Young deverão ser titulares, enquanto que no meio, o jogador que falta será ou Carrick ou Fletcher. Mas a opção deverá recair pelo jogador Inglês visto que Fletcher nem opção tem sido devido a lesões. No ataque, será a temível dupla Wayne Rooney e Javier "Chicharito" Hernandéz.

Sinceramente, não acredito numa surpresa na Luz, portanto acho que o United deverá vencer com maior ou menor dificuldade. Mas quem sabe se o Benfica não faz uma gracinha e consiga um empate, ou até mesmo os 3 pontos, devido às baixas nos Red Devils e ao importante encontro frente ao Chelsea no Domingo poderá levar a algumas rotações na equipa. Será um jogo muito difícil para os Encarnados da Luz, mas espero acima de tudo um grande espectáculo de futebol ao nível do que ambas as equipas podem mostrar.

A análise: Manchester United

Estão de regresso ao Estádio da Luz as noites europeias da Champions. Na primeira jornada da Liga dos Campeões o Benfica receberá o todo poderoso Manchester United.

Os “red devils” têm tido um inicio de época retumbante. Em cinco jogos oficiais obtiveram cinco vitórias, incluindo a vitória sobre o rival local, na final da Community Shield. Em título de curiosidade fica o registo de na pré época o United ter ganho os seis jogos amigáveis efectuados, ou seja, onze vitórias em onze jogos efectuados na época 2011-2012.

O Manchester United tem-se mostrado uma equipa seguríssima, com uma fabulosa e rapidíssima circulação de bola. No ataque têm sido simplesmente letais.

Aos nossos olhos “salta à vista” este inicio de época do Rooney, mesmo do Ashley Young e do Nani, mas na minha opinião, o jogador chave está a ser Anderson. O brasileiro tem sido o pêndulo do meio campo da equipa de Sir Alex Ferguson. São dos pés de brasileiro que nasce o futebol ofensivo da equipa, um jogador que evoluiu de uma forma fantástica no plano táctico.

Penso que Alex Ferguson jogará num 4-5-1. Reforçará o meio campo perdendo um jogador do sector atacante.

Na minha perspectiva o Manchester United iniciará o jogo com De Gea na baliza, o quarteto defensivo será composto por Smalling na direita e Evra na esquerda, os centrais serão Evans e Jones. No quinteto do meio campo aparecerá Nani na direita, Young na esquerda. No interior do meio campo jogará Anderson e Carrick. No terceiro homem recai a minha maior dúvida, Giggs ou Fletcher.

Na frente de ataque jogará Wayne Rooney.

Escusado será dizer que o Benfica terá que jogar de uma forma bastante segura. Defensivamente terá que ter cuidados redobrados já que a turma inglesa em cinco jogos oficiais marcou vinte e um golos.

Esperemos que o Benfica entre com o pé direito no grupo C da Champions League.

Carrega Benfica!!!


Javi Garcia chega aos 100

Assunto(s):

Pode ser já esta 4ª feira, na Luz e frente ao Manchester United, que Javi Garcia atinge a marca dos 100 jogos com a camisola do Benfica.

O espanhol chegou ao Benfica em 2009 e nesse mesmo ano foi uma das peças fundamentais que levou o Benfica à conquista do título. Foi ganhando espaço e é agora um titular indiscutível e um pêndulo no meio-campo benfiquista.

Com 24 anos, Javi ainda tem muito para dar ao Benfica e esperemos que depois destes 100 venham mais 100 ao serviço do Glorioso.

Força Benfica!

Benfica 2x1 V. Guimarães - Análise Individual

O Benfica recebeu ontem o Vitória de Guimarães e somou mais 3 pontos na Liga Zon Sagres 2011/12. Numa partida envolta em polémica onde o futebol jogado raramente foi de bom nível os Encarnados fizeram o mais importante que foi vencer.
O Benfica foi a vencer 2-0 para o intervalo com 2 golos de Óscar Cardozo, ambos de penalti. Na 2ª parte o vitória conseguiu reduzir para 2-1 por Edgar, resultado esse que permaneceu inalterado até final do encontro.




Análise Individual:

Artur - O guardião brasileiro teve uma noite menos feliz. Teria sida uma exibição normal em Artur, com tranquilidade e sobriedade, isto se não fosse o lance do golo dos vimaranenses onde é muito mal batido. Um lance infeliz. 5

Maxi - Esta paragem veio na melhor altura para o nosso Super Maxi. Ontem voltou a ser o Maxi que todo conhecemos, uma locomotiva pela direita a fazer estragos ofensivamente e bastante seguro a defender. 7

Emerson - Uma exibição de altos e baixos. Alternou excelentes acções em campo com algumas em que facilitou. Tem cumprido o seu papel mas terá que se manter concentrado para que lances como os de ontem não se repitam. 5

Luisão - A alcunha não pode ser a mais adequada, como quase sempre foi o Patrão da nossa defensiva. Uma excelente exibição que merecia que a equipa tivesse terminado com as redes invioladas. 7

Garay - A pior exibição que fez de águia ao peito. Não conseguiu acertar com a marcação aos atacantes adversários e Edgar ganhou muitas vezes o confronto directo. Muito mal na fotografia no lance do golo sofrido. 5

Javi - Não foi suficiente para as encomendas. No 1º tempo jogou q.b. para segurar as investidas adversárias, já no 2º com a equipa adversária mais afoita teve bastantes dificuldades. O apoio que teve também não foi o mais adequado. Ainda assim, nunca virou a cara à luta. 6

Witsel - Ontem não se exibiu ao nível que todos nós já o vimos fazer. Muito pouco assertivo nas acções que desenvolveu em campo, pareceu algo perdido sem ter Aimar por perto, após a entrada do 10, Witsel subiu claramente de produção. 6

Gaitan - O argentino tem lances fabulosos e tem outros em que "faz perder a paciência a um santo". A paragem fez lhe mal, e a falta de aplicação voltou a tomar conta dele. 5

B. César - O "chuta chuta" teve a sua oportunidade a titular nesta partida mas não foi feliz. A jogar fora de posição mostrou-se muito estático e com um tempo de reacção ao lances muito elevado. 5

Saviola - O avançado argentino voltou ao 11 para formar dupla com Tacuara. Muito escondido e sem espaços perante a defensiva adversária, mostrou-se mais nos lances de bola parada. Ainda assim acaba por ter um contributo importante pois é ele que está na origem das 2 grandes penalidades convertidas em golo. 6

Cardozo - O Tacuara está em grande forma e continuou ontem a sua senda de golos convertendo 2 penaltis, apesar de ter falhado um, foi uma vez mais fundamental para o triunfo encarnado. Atravessa uma fase de grande confiança e não hesitou em tentar visar várias vezes as redes contrárias. 7

Nolito - O espanhol desta vez começou a partida no banco. Entrou em campo quando o Vitória estava por cima no encontro. Ainda assim tentou várias arrancadas pelo seu flanco e imprimiu a raça que lhe é habitual na disputa dos lances. 5

Aimar - A ideia seria dar 30minutos de jogo a "El Mago" para pegar na batuta da equipa e ganhar ritmo para o encontro da Champions. Erro crasso pois Aimar entrou numa fase em que teve que ser operário e não maestro. 5

Matic - Entrou na fase final do encontro para ajudar a equipa a segurar o resultado. Cumpriu. -



Resumindo, como já salientei anteriormente o mais importante foi somar mais 3 pontos.
Mas o sofrimento no final do jogo era desnecessário.
Mas nada que nós Benfiquistas não estejamos já habituados!


Benfica x Guimarães - DIRECTO

A análise: Vitória...

Assunto(s):
Após uma curta paragem para os compromissos das selecções nacionais o Benfica voltará hoje a jogar. Recebe o Vitória de Guimarães no Estádio da Luz e como é óbvio todos "Nós" esperamos uma vitória e se possível com "nota artística".


O Vitória de Guimarães começou a época de forma tenebrosa com 5 derrotas nos primeiros 5 jogos oficiais da época, o que originou a alteração no comando técnico da equipa. Rui Vitória aceitou o desafio de tomar conta dos "minhotos" e estreou-se com uma grande vitória fora frente ao Nacional por 4-1. Confesso que vejo em Rui Vitória um treinador com bastante qualidade e presumo que irá conseguir fazer coisas bastante interessantes com o plantel que dispõe.

O Vitória não poderá apresentar frente ao Benfica a mesma equipa que venceu no jogo anterior, pois Pedro Mendes contraiu uma lesão e não foi convocado para a partida. Contudo já poderá contar com o reforço Nuno Assis, já Urreta cedido pelo Benfica não foi chamado para a partida.


Convocados:

Guarda-redes: Nilson e Douglas

Defesas: Alex, Bruno Teles, João Paulo, N'Diaye, Tony e Freire

Médios: El Adoua, Leonel Olímpio, João Alves, Nuno Assis e Barrientos

Avançados: Toscano, Targino, Faouzi, Edgar e Soudani


Rui Vitória apresentou no seu jogo de estreia um esquema de jogo um pouco diferente do que era habitual no seu anterior clube, um 4-2-3-1 com um duplo pivot à frente da defesa foi o esquema utilizado e que me leva a pensar que hoje apostará na continuidade. Perante todos os pressupostos apresentados anteriormente a minha previsão é que no relvado da Luz o Vitória de Guimarães vai se apresentar da seguinte forma:


Na baliza Nilson conta com a experiência acumulada de há muitos anos e é uma mais valia em grande parte dos jogos.

Na zona defensiva julgo que o quarteto é o melhor dos vimaranenses. Os portugueses João Paulo e Alex conferem a equipa estabilidade que é complementada pelo potencial de N'Diaye e por Teles que é regra geral afoito nas tarefas ofensivas.

À frente da defensiva El Aduoa, central de origem que foi adaptado à posição é muito bom defensivamente, e ao seu lado Olimpio (o lugar também poderá ser de João Alves) para além do labor defensivo confere uma maior capacidade de transição para o último terço.

O criativo Barrientos (Nuno Assis também se poderá estrear) irá tentar pegar na batuta para organizar o jogo ofensivo da equipa. Por sua fez os extremos Faouzi e Toscano prometem ser setas apontadas na principal arma que o vitória irá apresentar em campo, o contra-ataque, tudo isto com o intuito de servir o homem golo da equipa: Edgar.

O Benfica tem hoje um teste importante em sua casa, esperemos que a equipa não demore demasiado a entrar no ritmo de jogo devido a esta paragem do campeonato pois neste ponto o nosso adversário tem a vantagem de não ter sido alvo desta situação. Teremos que ter bastante atenção ao contra ataque do Vitória pois seguramente será esta a maior aposta dos homens de Rui Vitória. Fazendo o nosso trabalho com critério e seriedade tenho a convicção que os 3 pontos não irão fugir. Força BENFICA!

Renovação do Capitão

Assunto(s):

Apesar de ter sido mais um defeso complicado e polémico em torno de Luisão, o capitão do Benfica acabou por ficar no clube e renovar o contrato.
Fará no próximo dia 14 de Setembro 8 anos que iniciou a sua carreira no Sport Lisboa e Benfica, coisa rara nos dias de hoje.

Confesso que pessoalmente é para mim uma fantástica notícia ter o privilégio de poder continuar a contar com o contributo do Luisão ao serviço do nosso clube.

Agora queremos a prenda no dia do 8º aniversário com a nossa camisola!

Jornada dos Emprestados- 1 a 4 de Setembro


  • Coupe Ligue: Lens 1 - 0 ETG FC
Finalmente o defesa direito dinamarquês Daniel Wass teve a oportunidade de jogar pelo Evian. Titular e totalista de minutos na sua equipa, seguramente que desejaria um melhor resultado. Esperemos que este jogo signifique que irá ter mais oportunidades, a chegada de outro dinamarquês (Poulsen) ao clube seguramente irá ser benéfica para ele.

  • Brasileirão: Vasco 3 - 1 Ceará
O avançado Eder Luis continuou a titular na equipa do Vasco e rubricou uma excelente exibição, fez a assistência para o 1º golo depois uma excelente jogada e marcou o 2º golo do encontro. Destaque também para Fellipe Bastos que entrou para os segundos 45minutos e fez a assistência para o 3º golo do Vasco. Uma vitória do Vasco com o carimbo do Benfica.


  • Brasileirão: América Mineiro 4 - 1 Vasco
Na 2º partida da semana para o Vasco da Gama a equipa falhou a oportunidade de ascender à liderança do Brasileirão perdendo copiosamente com o lanterna vermelha da prova. Eder Luis foi titular (saiu aos 61m) e Fellipe Bastos foi a 2ª opção a sair do banco do Vasco jogando assim os últimos 30m do encontro.

  • Brasileirão: Botafogo 3 - 1 Palmeiras
Felipe Menezes foi mais uma vez suplente utilizado pela parte do Botafogo, entrou aos 78minutos ainda a tempo de ver o adversário reduzir o placard.

  • Brasileirão: Internacional 3 - 3 Santos
Chuva de golos no Brasileirão com o Santos a fazer uma recuperação fantástica depois de estar a perder por 3-0. E essa recuperação teve um nome decisivo, Alan Kardec. Apesar de só ter entrado na 2º parte, o avançado assistiu para o 1º golo e marcou o 2º golo do Peixe. Está em grande forma e com estas exibições justifica cada vez mais que seja aposta como titular.


  • Liga Orangina: Belenenses 0 - 0 D. Aves
Miguel Rosa foi novamente titular na formação do Restelo jogando os 90minutos e Leo Kanu não saiu do banco de suplentes. É o 3º empate em outros tantos jogos para a equipa do Belenenses.

  • Liga Orangina: Santa Clara 1 - 2 Atlético CP
O médio Leandro Pimenta continua como elemento imprescindível na equipa do Atlético, actuando durante todo o encontro. Uma importante vitória que permite ao Atlético chegar à liderança da Liga Orangina. Hélio Vaz e José Coelho foram suplentes não utilizados.

  • Argentina - Apertura: Lanus 2 - 1 Estudiantes
José Luís Fernandez começou o jogo no banco dos Estudiantes entrando para os últimos 25 minutos da partida, quando o resultado já estava feito.



Em suma, Alan Kardec e Eder Luis foram os maiores destaques desta jornada dos emprestados. Kardec começa a tornar-se uma presença assídua como elemento em foco, está a aproveitar as oportunidades da melhor forma. Eder Luis é uma estreia entre os destaques após uma bela partida contra o Ceará.


P.S.: Como é habitual basta clicar no resultado do jogo para assistir aos resumos onde os nossos emprestados se destacaram.

As lacunas no plantel

Com o plantel oficialmente fechado e depois de uma breve análise ao mesmo, podemos concluir que apesar do conjunto comandado por Jorge Jesus estar francamente melhor que o ano passado, é visível determinar que ainda existem algumas lacunas dentro do mesmo.

Lado direito da defesa – Esta época foram contratados André Almeida e Wass. Ambos podem actuar no lado direito da defesa, mas quer o português quer o dinamarquês foram cedidos a título de empréstimo. Maxi Pereira fica uma vez mais sem suplente. Ruben Amorim pode desempenhar essa função mas é no meio-campo que o português se sente melhor. Para lateral-direito não é a melhor solução, porém, Jorge Jesus assim entende que deve ser. Tal como o ano passado, falta uma alternativa credível a Maxi. A meu ver, é a maior lacuna dentro da formação liderada por Jesus.

Os extremos – Nico Gaitán, Enzo Pérez e Nolito. São estes os três que podem jogar nas faixas laterais do ataque ‘‘encarnado’’. JJ esta temporada tem apostado num 4x2x3x1, sendo que Nolito e Gaitán são os habituais titulares. Enzo é o único jogador suplente que pode fazer essa posição de terreno. Urreta teve guia de marcha para o Vitória de Guimarães e servia muito bem para ser o outro suplente, nem que fosse como quarta opção. Contudo, neste caso com a saída do jovem uruguaio para Guimarães, o técnico benfiquista já começou por adaptar Bruno César a extremo e certamente as “invenções” não ficarão por aqui. Se na temporada transacta se notou que Urretaviscaya fez muita falta à equipa do Benfica, este ano também não fugirá à regra. Isto se as adaptações por parte do treinador português não derem certo. Esperemos que sim.

Estas são as principais lacunas que identifico nesta nova temporada no plantel do SL Benfica. Todavia, com um conjunto de jogadores melhores que os da época transacta, espera-se muito mais para esta nova caminhada.

27





Artur

Eduardo

Mika


Amorim

Maxi

Luisão
Miguel Vítor

Jardel

Garay

Emerson

Capdevila

Luís Martins

Javi Garcia
Matic

David Simão

Rúben Pinto

Witsel

Aimar

Bruno César

Nolito
Gaitan

Enzo Perez


Cardozo
Saviola
Rodrigo

Mora
Nelson Oliveira



É COM ESTES JOGADORES QUE IREMOS ENFRENTAR ESTA ÉPOCA QUE SE ESPERA QUE SEJA DE MUITO SUCESSO! HÁ QUALIDADE PARA NOS DAR MUITAS ALEGRIAS!


CARREGA BENFICA!

E PLURIBUS UNUM!