Desbloqueador

Posted on quarta-feira, janeiro 04, 2012 by Pedro Peralta


Manuel Nolito Agudo Durán. É sobre o número 9 que venho falar. Nas habituais conversas pós-jogo, comentava um amigo meu que Nolito 'é um jogador que tem uma taxa de más decisões demasiado elevada'. Bem, percebo o que queria dizer apesar de não concordar. Mas porquê? Porque arrisca. Nolito não tem medo, ele arrisca, parte para cima. Com ele, não existe jogo preso... jogo morto. O espanhol olha para a baliza como o coelho olha para a cenoura: aquele é o objectivo. E é mesmo.

Com Nolito ganha-se um jogador sem problemas de ajudar na pressão defensiva. Mas sobretudo ganha-se na primeira linha de pressão, a ofensiva. Trabalha constantemente no máximo em cada segundo que está em campo. Não é jogador de 'andar a pastar a toura' em campo. Inteligente a perceber o jogo e a abordar a defesa adversária, tem um timing de posicionamento e passe estonteante. Talvez algumas decisões 'fossem melhores' se o apoio do lateral também o fosse.

Já não é de agora. Merece a titularidade por mais que apenas um número reduzido de jogos. Mas não creio que vá acontecer. Creio que irá tudo manter-se nos mesmos moldes. Porque há quem não ceda.

Foi com um Nolito em grande plano e um Cardozo a fazer o que realmente pode por esta equipa que, todos unidos, vencemos. Quatro golos, em Guimarães. 








Venha o próximo.

5 Response to "Desbloqueador"

.
João Oliveira Says....

Eu vou concordar um pouco com o outro colega. Realmente Nolito perde muitas bolas. E isso acontece porque tenta ser ele sempre a fazer o último passe ou uma grande abertura e nem sempre isso é possível. Mas concordo que deve existir jogadores que arrisquem. O problema é que uma equipa não pode ter mais do que um jogador como este em campo porque as perdas de bola podem causar contra-ataques perigosos. Gaitan já costuma ser esse jogador e tem uma maior noção de quando deve ou não arriscar. Mas Nolito é melhor ofensivamente. É mais dinâmico, mais finalizador, mais imprevisível que Gaitan. A fazer a troca seria por Gaitan e não Bruno César mas os milhões de Gaitan são necessários no final da época. Por enquanto penso que a gestão tem sido bem feita, embora num ou outro jogo podessem ter sido dados mais minutos a Nolito.

.
DeVante Says....

Mas porquê que a fazer a troca seria com Gaitán? O que joga Bruno César melhor do que Gaitán? Já pensou que os milhões de Gaitán não vêm por acaso? Já pensou que quem vê jogos do Gaitán também vê do Bruno César?
Esta birra contra Gaitán já dá nojo...aliás, os benfiquistas só reclamam de jogadores que dão pontos...é Gaitán, é Cardozo...qualquer dia vai ser Witsel...

.
Anónimo Says....

Gaitán e Nolito neste momento são indiscutíveis. Jogam os dois nas alas, com Javi e Witsel no meio e Mágico Aimar atrás do Cardozo. Não tem nada que saber.

Nolito acabou o ano em forma (Rio Ave) e parece que a paragem não lhe fez mal. De facto, tivesse ele 1 defesa esquerdo a apoiar, á altura do Benfica e outra musica cantava.

Admiro muito os jogadores que, estando sem jogar ou jogando pouco, quando são chamados ao 11 parece que sempre estiveram lá. Isto, a meu ver, deve-se ao profissionalismo dos jogadores, não baixando os braços e treinado sempre em alta rotação. Nolito é um desses casos.

GNR

Leave A Reply