Benfica x Trabzonspor : Análise Individual

Posted on quinta-feira, julho 28, 2011 by Krak


O Sport Lisboa e Benfica abriu hoje a sua época oficial com uma vitória por 2-0 perante os Turcos do Trabzonspor num jogo a contar para a 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Sem fazer um jogo deslumbrante o Benfica fez um bom jogo e dominou as operações durante todo o encontro sendo bastante superior ao adversário. Ainda assim tenho que salientar a boa réplica dos Turcos que não sendo nenhuma equipa de topo sabem bem o que fazer à bola e aguentaram bem o jogo, só quebrando a resistência já na recta final.

Farei uma pequena análise apenas baseada na observação em directo pela TV a cada um dos nossos jogadores que subiram hoje ao relvado da Luz.


Artur - Exibição bastante segura e sóbria do guardião Brasileiro. Passando longas partes do jogo como observador mas sempre que foi chamado a intervir esteve bastante bem. Mostrou também progressos a jogar com a defesa subida lendo bem as jogadas e fazendo de "libero". Aparenta transmitir muita confiança e tranquilidade à equipa.

Amorim - Afastado da competição há bastante tempo regressou ao jogos numa posição que não lhe é estranha. Teve algumas dificuldades inerentes à falta de ritmo mas acabou por cumprir. Saiu em dificuldades físicas.

Luisão - O Capitão de equipa voltou ao seu lugar após a polémica em torno da sua situação no clube e as suas declarações. Com 2 ou 3 dias de treinos com a equipa, chegou e foi o Patrão do costume. Limpou a sua zona de acção com distinção como é seu apanágio. Se fora de campo é controverso e pode nem sempre ser correcto, dentro dele é fundamental. De topo.

Garay - O ex-Real Madrid fez hoje a sua estreia oficial pelo nosso clube e rubricou uma excelente exibição. Com um excelente sentido posicional fez inúmeros cortes e recuperações de bola não dando tréguas aos adversários. A acrescentar as saídas de bola onde mostrou uma excelente qualidade de passe quer curto quer longo.

Emerson - Mais um estreante nas hostes Encarnadas e exibir-se a grande nível. Sempre seguro defensivamente e bastante atento mostrou-se praticamente intransponível. No ataque foi menos exuberante mais ainda assim mostrou se algumas vezes. É um jogador que vai lutar com um campeão do mundo, mas a manter esta bitola (ou até aumentar...) será uma luta bastante interessante.

Javi Garcia - O Espanhol dono do lugar à frente do quarteto encarnado fez uma exibição discreta mas positiva. Importante na luta de meio campo onde imprime sempre grande intensidade e também no seu posicionamento como esteio da equipa. Viu um cartão amarelo por falta necessário quando um adversário se aproximava perigosamente da defensiva do Benfica.

Enzo Perez - Mais um Argentino a vestir pela 1º vez a camisola do Benfica em termos oficiais. Entrou muito bem no jogo com grandes arrancadas principalmente pelo lado direito. Foi bastante massacrado em termos de faltas e acabou por sair lesionado/diminuído. Esperemos que nada de grave.

Gaitan - Os grandes génios são assim. Do "nada" tirou um coelho da cartola e fez um Golão de levantar o estádio. No resto do jogo não fez uma exibição de encher o olho, aparecendo apenas a espaços. Ainda assim julgo que melhorou quando mudou de flanco.

Aimar - O 10 do Benfica fez hoje uma exibição muito fraca. Especialmente na 1ª parte falhou um número de passes aterrador, ainda assim melhorou um pouco na 2ª parte onde fez uma assistência para golo soberba.

Saviola - Começou o jogo a todo o vapor com alguma arrancadas e combinações a fazer lembrar o melhor Saviola que conhecemos, mas cedo se eclipsou e acabou por fazer uma partida bastante abaixo das suas capacidades.

Cardozo - O melhor marcador estrangeiro da história do Benfica fez um jogo mediano. Participando em algumas jogadas de ataque quer servindo como pivot ofensivo, fazendo aberturas para os seus colegas deu algumas vezes uma sequência positiva e outras nem tanto. Na única oportunidade clara de golo que dispôs rematou com selo de golo mas o guardião Turco fez uma excelente defesa.

Nolito - A 1ª arma a sair do banco de suplentes foi também o estreante Nolito. O extremo ex-Barça cedo imprimiu velocidade e raça no seu jogo mostrando se um elemento de grande valor no ataque encarnado. Abriu o caminho para a vitória com um grande golo de difícil execução. Não satisfeito continuou endiabrado servindo os seus colegas muito bem com passes que levaram a ataques perigosos. A jogar assim tem obrigatoriamente que ser titular.

Maxi Pereira - Mais do que a exibição do Uruguaio tenho que destacar o seu profissionalismo. Poucos dias após vencer a Copa América e estando poucas horas com a sua família e com os seus recém-nascidos filhos, Maxi apresentou-se para este jogo após uma viagem de 12 horas e sem qualquer treino com a equipa. Um exemplo que já devia ter renovado há imenso tempo. Quanto ao jogo em si, denotou algumas dificuldades por razões óbvias, mas a raça e ambição do costume estão lá e a garantia de qualidade na posição que desempenha também.

Witsel - O último suplente a ser lançado foi também um novo reforço. Como já vinha a demonstrar na pré-época Witsel é um jogador bastante criterioso em todas as acções que desenvolve no campo, quer defensivamente quer ofensivamente é um jogador completo e um reforço de peso. Ainda teve tempo de fazer o passe para Gaitan para aquele que viria a ser o golo da noite.


Em suma foi um 1º encontro bastante positivo e que deixa indícios agradáveis para a época que se avizinha. Grande parte de jogadores em bom plano, jogadores com bastante qualidade a saltar do banco e a serem decisivos são os grandes pontos seguros desta partida. Apesar de estarmos em boa posição para a qualificação, os Turcos têm que ser respeitados no jogo da 2º mão pois o ambiente não será fácil e eles farão tudo para garantir uma inédita presença na Liga dos Campeões.

Carrega Benfica!


Siga-nos no Facebook e fique a par de todas a novidades do Mundo do Benfica AQUI

1 Response to "Benfica x Trabzonspor : Análise Individual"

.
Trimble Says....

Excelente post Krak.

Uma boa exibição por parte da nossa equipa e um passo importante rumo à LC.

Leave A Reply