Liderança

Posted on terça-feira, maio 24, 2011 by Pedro Peralta


Qual é a importância de um líder no desporto?

A liderança é um tema levado em conta desde os primórdios da humanidade. Os judeus esperavam em Jesus um líder para a salvação. Posteriormente, os papeis de Napoleão Bonaparte ou Júlio César na liderança de seus impérios foram fulcrais pelo que a importância de um líder numa determinada organização é hoje um dado praticamente adquirido. Sem um líder capaz, não existem condições para ultrapassar os obstáculos inevitáveis para se atingir determinados objectivos.

Numa equipa de futebol, o capitão tem um dos principais papeis de liderança. O capitão de uma equipa, tem de sentir o peso da responsabilidade que acarreta, sabendo que é o elo ligação entre o grupo e o treinador. Personalidade forte, humildade, fidelidade, solidariedade e honestidade são, entre outras, as características que podem perfazer um bom capitão. O capitão é um exemplo do verdadeiro sentimento que deve prevalecer dentro do seio de uma equipa, com a paixão, vontade e querer que devem caracterizar o grupo. Para o capitão poder exercer as suas funções de líder terá de assimilar o melhor possível as características referidas. Deve ser, sobretudo, um exemplo pois caso contrário jamais poderá pedir semelhante comportamento.

Um capitão deve liderar sem nunca se destacar. Deverá agir no grupo de forma igual aos restantes colegas, nunca se esquecendo que pertence ao grupo como qualquer outro membro. Só assim conseguirá conquistar o verdadeiro respeito e só assim conseguirá ser responsável pela construção de um grupo forte e coeso. O orgulho que de ser capitão deverá superar, em larga escala, a responsabilidade que o cargo carrega.

No futebol português, verificou-se esta situação vezes sem conta. Pelas diversas equipas constituintes dos nossos campeonatos, a liderança forte foi um dos factores que levaram ao sucesso das equipas. Neste âmbito, urge falar sobre a situação do nosso líder, do responsável pela união colectiva no balneário do Sport Lisboa e Benfica: Nuno Miguel Soares Pereira Ribeiro, mais conhecido por Nuno Gomes.

Nuno Gomes
Nuno Gomes, o jogador-adepto que fica "doente" quando o Benfica perde - como assumiu em entrevista recente - é um símbolo que importa preservar, ainda mais agora que a descrença reina entre a massa adepta. O avançado é um dos jogadores mais respeitados no balneário dos encarnados, sendo voz ouvida e um exemplo de profissionalismo e de camaradagem para os restantes atletas, que elogiam mesmo a atitude irrepreensível que sempre mostrou perante a pouca utilização por parte de Jorge Jesus. E em momento que se pretende de viragem, depois de uma época de desilusão, a liderança do experiente futebolista pode ser de extrema importância para motivar e responsabilizar a equipa.

Todos sabemos que num grupo de trabalho, se após um clima de euforia as coisas começam a correr menos bem, pode-se passar rapidamente a um estado de profunda depressão.  Isso não pode acontecer, mas só não acontecerá se houver no grupo uma liderança forte - e é nestes momentos que essa liderança forte é fundamental. E essa liderança terá de passar, obrigatoriamente, por uma pessoa experiente e que acima de saber o que significa o Sport Lisboa e Benfica, sente-o no coração. 

Uma equipa não é feita apenas de talento nos pés. É também na mente! Tem de haver o elo de ligação entre os jogadores. Como líder, como Benfiquista, como homem com 12 anos de casa, Nuno Gomes assume e poderá continuar a assumir um papel fulcral na reviravolta em relação à última temporada. Não vale a pena a renovação de contrato?

No Response to "Liderança"

Leave A Reply