Uma homenagem merecida

Maxi Pereira foi homenageado na sexta-feira pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira. Uma homenagem merecida a um guerreiro que dá tudo em campo pela camisola que veste.

Maxi chegou ao Benfica em Agosto de 2007, juntamente com o seu compatriota Cristian Rodriguez. Na altura, o tal que apelidavam de ‘Cebola’, era o que mais expectativa trazia aos benfiquistas, sendo Maximiliano Pereira uma verdadeira incógnita. Contudo, Rodríguez transferiu-se para o norte e o seu compatriota permaneceu de águia ao peito. Maxi foi ganhando o respeito da massa adepta do SL Benfica e foi agora homenageado pelo Presidente.

Se me perguntarem como poderia descrever o lateral uruguaio, escolheria a canção cantada principalmente pelas claques benfiquistas: “Mostra a tua raça, o querer e ambição”.

Se havia jogador que merecia um post neste ‘cantinho’, esse jogador é Maxi.

"Queria vir o quanto antes para falar com as pessoas do Benfica e, claro, estar na 1ª mão. Cheguei na quarta-feira de manhã. Pensava chegar antes, mas estou sempre às ordens para o que precisarem. Depois do segundo jogo logo pensaremos nas férias, agora tinha de estar no Benfica. Queria fazer parte disto e ajudar a passar esta eliminatória que é muito importante" – afirmou o lateral direito à Benfica TV.

É por isto que Super Maxi merece esta homenagem. Obrigado!

Momentos Gloriosos - IV

Assunto(s):
Quem não se lembra do magnífico derby na época de 2004/2005 em que o SL Benfica acabaria por vencer o Sporting CP nas grandes penalidades depois de um jogo electrizante? Ora bem, é esse encontro que o blog irá recordar hoje na rubrica "Momentos Gloriosos".

Jogavam-se então na altura os oitavos-de-final da Taça de Portugal, jogo o qual o Benfica tinha entrado com o pé direito. Giovanni abriu o placard, depois de Simão Sabrosa ter atirado a bola ao poste da baliza leonina de livre directo. Um pouco mais tarde o Sporting viria a empatar a partida, com um golo de livre directo apontado por Hugo Viana. Dois minutos depois Liedson fez o 2-1 para a turma de Alvalade, num golo controverso onde o luso-brasileiro se encontra em fora-de-jogo. Ainda na primeira parte, Giovanni viria a repor a igualdade, aproveitando novamente um livre directo cobrado desta vez por Petit.

Os primeiros 45 minutos terminavam e esperava-se uma segunda parte tão boa ou melhor quanto a primeira, mas o segundo tempo terminaria sem golos, tendo o jogo que ser resolvido no prolongamento, onde a emoção esteve à flor da pele. Ao minuto 110, o moçambicano Paíto colocou novamente a formação verde-e-branca em vantagem, num excelente golo onde conseguiu passar por João Pereira e Luisão. Porém, quando parecia que o jogo estava resolvido e que o Sporting levaria o triunfo para casa, eis que Simão tira um coelho da cartola. Um golo mesmo na gaveta por intermédio do extremo português que voltaria a renascer a fé dos benfiquistas, levando assim o encontro a ser decidido nos penaltys.

Na decisão da marca de grandes penalidades, o Benfica acabaria por derrotar o rival lisboeta por 5-4. Uma partida memorável que certamente permanecerá na memória de todos os benfiquistas.

Apresentação

Antes de mais, quero agradecer o convite, e a confiança depositada na minha pessoa. Espero estar à altura deste excelente blog.

Sinceramente, sinto-me honrado e privilegiado por poder colaborar com todos vós. Espero ajudar no desenvolvimento e crescimento deste espaço.

Quero salientar que tudo o que postarei, não passará de opiniões pessoais, aceito e agradeço toda e qualquer crítica construtiva.

Da minha parte terão total disponibilidade e dedicação a este espaço.

Abraço a todos e…

VIVA O BENFICA!!!
Fly

Manuel Agudo Durán

Assunto(s):
Tal como muitos outros futebolistas à face da terra, Nolito passou por muita coisa até tornar jogador profissional. Cedo perdeu o seu pai e foi criado pelos seus avós. Manuel Agudo Durán, mais conhecido no futebol por Nolito, cresceu num bairro pobre de Espanha onde a droga era predominante.

Aos 13 anos estudava e trabalhava num talho, onde recebia cerca de 40 euros por semana de modo ajudar a sua família. O atleta espanhol, tal como Javier Saviola, tem um gesto parecido ao do argentino quando marca um golo, esticando o braço e apontando-o para o ar. Gesto esse dedicado ao seu falecido pai, tal como El Conejo faz.

Uma entrevista da vida de Nolito que pode visualizar aqui:



Em relação ao atleta proveniente do Barcelona, promete ser um dos reforços desta temporada. “Desbloqueou” o jogo de ontem contra o Trabzonspor marcando o primeiro tento da partida e acredito que no futuro nos dará muitas alegrias.

Benfica x Trabzonspor : Análise Individual


O Sport Lisboa e Benfica abriu hoje a sua época oficial com uma vitória por 2-0 perante os Turcos do Trabzonspor num jogo a contar para a 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Sem fazer um jogo deslumbrante o Benfica fez um bom jogo e dominou as operações durante todo o encontro sendo bastante superior ao adversário. Ainda assim tenho que salientar a boa réplica dos Turcos que não sendo nenhuma equipa de topo sabem bem o que fazer à bola e aguentaram bem o jogo, só quebrando a resistência já na recta final.

Farei uma pequena análise apenas baseada na observação em directo pela TV a cada um dos nossos jogadores que subiram hoje ao relvado da Luz.


Artur - Exibição bastante segura e sóbria do guardião Brasileiro. Passando longas partes do jogo como observador mas sempre que foi chamado a intervir esteve bastante bem. Mostrou também progressos a jogar com a defesa subida lendo bem as jogadas e fazendo de "libero". Aparenta transmitir muita confiança e tranquilidade à equipa.

Amorim - Afastado da competição há bastante tempo regressou ao jogos numa posição que não lhe é estranha. Teve algumas dificuldades inerentes à falta de ritmo mas acabou por cumprir. Saiu em dificuldades físicas.

Luisão - O Capitão de equipa voltou ao seu lugar após a polémica em torno da sua situação no clube e as suas declarações. Com 2 ou 3 dias de treinos com a equipa, chegou e foi o Patrão do costume. Limpou a sua zona de acção com distinção como é seu apanágio. Se fora de campo é controverso e pode nem sempre ser correcto, dentro dele é fundamental. De topo.

Garay - O ex-Real Madrid fez hoje a sua estreia oficial pelo nosso clube e rubricou uma excelente exibição. Com um excelente sentido posicional fez inúmeros cortes e recuperações de bola não dando tréguas aos adversários. A acrescentar as saídas de bola onde mostrou uma excelente qualidade de passe quer curto quer longo.

Emerson - Mais um estreante nas hostes Encarnadas e exibir-se a grande nível. Sempre seguro defensivamente e bastante atento mostrou-se praticamente intransponível. No ataque foi menos exuberante mais ainda assim mostrou se algumas vezes. É um jogador que vai lutar com um campeão do mundo, mas a manter esta bitola (ou até aumentar...) será uma luta bastante interessante.

Javi Garcia - O Espanhol dono do lugar à frente do quarteto encarnado fez uma exibição discreta mas positiva. Importante na luta de meio campo onde imprime sempre grande intensidade e também no seu posicionamento como esteio da equipa. Viu um cartão amarelo por falta necessário quando um adversário se aproximava perigosamente da defensiva do Benfica.

Enzo Perez - Mais um Argentino a vestir pela 1º vez a camisola do Benfica em termos oficiais. Entrou muito bem no jogo com grandes arrancadas principalmente pelo lado direito. Foi bastante massacrado em termos de faltas e acabou por sair lesionado/diminuído. Esperemos que nada de grave.

Gaitan - Os grandes génios são assim. Do "nada" tirou um coelho da cartola e fez um Golão de levantar o estádio. No resto do jogo não fez uma exibição de encher o olho, aparecendo apenas a espaços. Ainda assim julgo que melhorou quando mudou de flanco.

Aimar - O 10 do Benfica fez hoje uma exibição muito fraca. Especialmente na 1ª parte falhou um número de passes aterrador, ainda assim melhorou um pouco na 2ª parte onde fez uma assistência para golo soberba.

Saviola - Começou o jogo a todo o vapor com alguma arrancadas e combinações a fazer lembrar o melhor Saviola que conhecemos, mas cedo se eclipsou e acabou por fazer uma partida bastante abaixo das suas capacidades.

Cardozo - O melhor marcador estrangeiro da história do Benfica fez um jogo mediano. Participando em algumas jogadas de ataque quer servindo como pivot ofensivo, fazendo aberturas para os seus colegas deu algumas vezes uma sequência positiva e outras nem tanto. Na única oportunidade clara de golo que dispôs rematou com selo de golo mas o guardião Turco fez uma excelente defesa.

Nolito - A 1ª arma a sair do banco de suplentes foi também o estreante Nolito. O extremo ex-Barça cedo imprimiu velocidade e raça no seu jogo mostrando se um elemento de grande valor no ataque encarnado. Abriu o caminho para a vitória com um grande golo de difícil execução. Não satisfeito continuou endiabrado servindo os seus colegas muito bem com passes que levaram a ataques perigosos. A jogar assim tem obrigatoriamente que ser titular.

Maxi Pereira - Mais do que a exibição do Uruguaio tenho que destacar o seu profissionalismo. Poucos dias após vencer a Copa América e estando poucas horas com a sua família e com os seus recém-nascidos filhos, Maxi apresentou-se para este jogo após uma viagem de 12 horas e sem qualquer treino com a equipa. Um exemplo que já devia ter renovado há imenso tempo. Quanto ao jogo em si, denotou algumas dificuldades por razões óbvias, mas a raça e ambição do costume estão lá e a garantia de qualidade na posição que desempenha também.

Witsel - O último suplente a ser lançado foi também um novo reforço. Como já vinha a demonstrar na pré-época Witsel é um jogador bastante criterioso em todas as acções que desenvolve no campo, quer defensivamente quer ofensivamente é um jogador completo e um reforço de peso. Ainda teve tempo de fazer o passe para Gaitan para aquele que viria a ser o golo da noite.


Em suma foi um 1º encontro bastante positivo e que deixa indícios agradáveis para a época que se avizinha. Grande parte de jogadores em bom plano, jogadores com bastante qualidade a saltar do banco e a serem decisivos são os grandes pontos seguros desta partida. Apesar de estarmos em boa posição para a qualificação, os Turcos têm que ser respeitados no jogo da 2º mão pois o ambiente não será fácil e eles farão tudo para garantir uma inédita presença na Liga dos Campeões.

Carrega Benfica!


Siga-nos no Facebook e fique a par de todas a novidades do Mundo do Benfica AQUI

Hoje joga o Benfica...

Assunto(s):
A pouco tempo do inicio da época fica aqui o meu post motivacional com alguns dos melhores vídeos sobre o nosso Benfica presentes na web. Que seja hoje o início de uma época repleta de sucesso desportivo e muitas alegrias para todos os Benfiquistas.




As palavras de Luisão

Assunto(s):


Tem sido assunto recorrente nos últimos dias as palavras proferidas pelo central do Benfica, Luisão. Para quem não está a par do assunto aqui fica o vídeo com as declarações do jogador brasileiro:


Na minha opinião as palavras de Luisão em relação á braçadeira de capitão não foram de desrespeito para com os adeptos ou o Benfica, como muita gente acha. O jogador respeita a braçadeira e apenas quis dizer que com ou sem ela o seu desempenho em campo será o mesmo, dar tudo pelo clube.

Também podemos ver como a maioria das pessoas vêem e dizer que Luisão desrespeitou o clube e o privilégio que é ser capitão no Sport Lisboa e Benfica. De qualquer das maneiras, e porque penso que isto é comum a todos, acho que Luisão não tinha direito de trazer qualquer questão a público.

Penso que se Luisão continuar do Benfica será má opção tirar-lhe a braçadeira pois pode fazer com que o jogador fique insatisfeito e causa alguma instabilidade na equipa, portanto as duas opções viáveis na minha opinião são a saída ou continuar na equipa como capitão.

Espero apenas que todos os jogadores do Benfica dêem o seu melhor pelo clube independentemente de tudo. Carrega Benfica!

Isto merece ser visto

Assunto(s):


Missão: Colocar Excedentários

A época 2011/2012 está perto de começar e ainda existe muito trabalho pela frente dos responsáveis Encarnados. Se no que diz respeito a reforços o Benfica tem o dossier praticamente fechado já quanto aos excedentários ainda sem colocação ainda há muito por fazer e está mais que na hora de se trabalhar a sério nesse dossier.

Começando pela baliza onde um enorme excesso de opções, com as contratações Artur e Eduardo com lugar assumido no plantel a 3ª vaga deverá pertencer ao também reforço, o jovem português Mika. Assim sendo há que colocar Roberto (fala-se no possível empréstimo para Espanha), Julio César e Jan Oblak.

No que diz respeito à zona defensiva, os esquerdinos Shaffer, César Peixoto e Carole procuram também colocação, os dois primeiros os esforços deverão passar pela venda do passe mas o jovem Francês deverá ser emprestado para evoluir. No lado contrário da defesa existe ainda André Almeida cuja comunicação social aponta que será cedido ao Leiria. No eixo da defesa há algumas incógnitas, Fábio Faria foi aposta na pré-época mas julgo que não fará parte do lote de escolhidos do técnico e deverá rodar mais uma época, já no que diz respeito a Roderick eu defendo que deveria também ser cedido de forma a ganhar experiência pois se ficar apenas será 5ª opção e continuará mais um ano sem somar minutos de jogo, joga a favor dele ser formado no clube o que realmente é importante para as competições Europeias.

Quanto a excedentários para o meio-campo Benfiquista existem também bastantes, os extremos Balboa e Fernandez são cartas fora do baralho e o clube deve pensar em abdicar dos seus serviços definitivamente. O Americano Freddy Adu que deu boa conta de si no seu empréstimo na Turquia e na sua selecção, também espera colocação, tal como Yebda que esteve no Napoles e parece tem alguns clubes da Série A interessados nos seus serviços. Existem ainda outros 2 casos que são um pouco incógnitos, Rúben Pinto ex-júnior Encarnado tem integrado os trabalhos da equipa mas ainda não somou minutos e também Carlos Martins que representou o clube nas últimas 3 épocas sendo sempre uma peça de extrema utilidade mas que este ano com a chegada de novos reforços vê o seu espaço de manobra reduzido e especula-se que deve sair.

Por último a zona atacante parece ser onde realmente as coisas estão mais definidas, com Cardozo, Saviola e Jara têm lugar garantido e de seguida vem Nelson Oliveira que é formado no clube e por isso será importante ficar. Depois existem ainda Rodrigo Mora e o jovem Espanhol Rodrigo, estes 2 últimos não são certezas mas o treinador gosta de contar com bastantes opções no eixo de ataque o que faz com que as suas possibilidades de permanecer aumentem. Ainda assim a comunicação social tem apontado algumas vezes que Mora poderá abandonar o clube para rodar. Certezas há apenas relativamente a Jean Silva ex-júnior que espera colocação.


Depois de contratarem bastantes jogadores para colocar à disposição de Jorge Jesus um dos que na minha opinião é dos melhores plantéis que me lembro de ter visto no Benfica, os responsáveis encarnados tem agora a Missão de colocar os excedentários que fazem parte dos nossos quadros com eficiência e eficácia.

Nemanja Matic - Projecto 6


Nemanja Matic chega ao Benfica no âmbito da transferência de David Luiz para o Chelsea.
Chegou a Stamford Bridge na época 2009/2010 e fez apenas 3 jogos, curiosamente nessas partidas onde alinhou o seu clube venceu as 3 e não sofreu golos.
Com poucas oportunidades para jogar em Inglaterra rumou na época seguinte ao Vitesse da 1ª Liga Holandesa, foi bastante utilizado disputando 29 partidas (2 na Taça) onde marcou 2 golos e fez 3 assistências.

Matic é de origem um médio-centro, um "número 8" que por vezes desempenhava posições até mais avançadas. No entanto ao chegar ao Benfica o técnico Jorge Jesus demonstrou que tinha outras ideias para o Internacional Sérvio.
Desde o 1º jogo de águia ao peito que Matic tem ocupado no terreno de jogo a posição mais recuada do meio-campo, normalmente denominada de "6". O treinador vê em Matic uma alternativa a Javi Garcia que tem sido o dono dessa posição nas últimas épocas, e assim tem dedicado uma atenção especial ao novo reforço de forma a que este consiga evoluir e corresponder dentro de campo às pretensões que tem para essa posição.

Matic tem atendido às exigências do seu treinador e tem aplicado a máxima com que se apresentou: «Quero dar tudo, trabalhar duro e fazer o meu melhor a cada dia».
É para mim uma das grandes surpresas da nossa pré-época pela positiva, demonstrando boas capacidades numa posição que não é a sua de origem.


Possuidor duma estatura e características físicas imponentes consegue aliar essa arma a uma boa agressividade que imprime no jogo o que faz com que recupere imensas bolas por jogo. O seu jogo aéreo e a capacidade para proteger a bola também têm estado em foco e ajudado bastante no desempenho das suas novas funções. Além disso Matic é um jogador que consegue progredir com a bola no pé penetrando com relativa facilidade nas defensivas contrárias aproximando-se de zonas de decisão ofensivas onde a sua óptima qualidade de passe pode fazer a diferença.

No entanto nem tudo joga a seu favor, o jogador apresenta ainda bastantes deficiências a nível posicional o que também seria de esperar uma vez que ainda se encontra a aprender as novas rotinas. Preocupa-me também o facto de que nesta posição é preciso jogar sempre a alta intensidade e nesse aspecto ainda tem um longo caminho a percorrer. Outra das ideias que parece com mais dificuldade em assimilar é a necessidade de jogar mais simples que a posição exige, por vezes arrisca em demasia, quer com passes mais longos e arriscados quer a segurar a bola demasiado tempo o que poderá resultar em situações perigosas para a nossa baliza pois está ainda no primeiro terço do terreno.

Em suma, acho que tendo em conta os prós e contras que tem demonstrado, a vontade em aprender e a forma como tem evoluído e se integrado num curto espaço de tempo, Nemanja Matic tem tudo para vir a desempenhar um papel importante no seio da equipa como alternativa a Javi Garcia. Suprindo os seus defeitos e aperfeiçoando as suas virtudes o jovem Sérvio tem tudo para ser um jogador de extrema utilidade para o nosso clube.

Redundância à parte, que continue com a máxima com que se apresentou: «Quero dar tudo, trabalhar duro e fazer o meu melhor a cada dia»!

A contratação de Capdevila


Pontos a favor:
  • Vem acrescentar qualidade à posição de defesa-esquerdo e não corre o risco de adaptação demorada como os atletas sul-americanos.
  • Acrescentará também maturidade ao plantel. Uma contratação à imagem de Saviola e Aimar.
  • Campeão do Mundo e da Europa ao serviço de Espanha. É sempre bom ter na equipa jogadores com este estatuto.

Pontos contra:
  • A idade. Capdevila tem 33 anos e é uma contratação a curto-prazo. Dificilmente fará mais que três temporadas ao mais alto nível.
  • O salário. O jogador espanhol deverá ser um dos mais bem pagos dentro do conjunto liderado por Jorge Jesus.
Em suma, considero um excelente reforço. Todos reconhecem a qualidade do lateral de 33 anos e será um acréscimo de qualidade à zona defensiva do SL Benfica.

SL Benfica - Toulose: Destaques




Destaques positivos:

Zero golos sofridos – Depois de largos meses a ver o Benfica sofrer pelo menos um golo em cada jogo, na apresentação aos adeptos e sócios do clube frente ao Toulose o conjunto liderado por Jorge Jesus finalmente quebrou esse enguiço. Sem dúvida uma excelente maneira de começar a época 2011/2012 no Estádio da Luz. Uma vitória sem espinhas.

Bolas paradas – Claramente um dos trunfos que a formação ‘’encarnada’’ poderá usar nesta temporada. Temos jogadores bastante altos e com um bom jogo de cabeça. Há que tirar proveito disso e Jorge Jesus nesse aspecto parece estar a tirar o melhor partido. Houve inclusive um ou dois lances de bola parada em que o Benfica poderia ter chegado ao golo.

Matic – Está cada vez melhor e mais integrado no plantel. Depois de ter demonstrado alguma incapacidade em deixar a bola demasiado tempo a seus pés, no jogo frente ao Toulose denotou-se melhorias nesse aspecto. Recebia o esférico e passava rapidamente quando encontrava linhas de passe. Sem dúvida uma boa alternativa para Javi Garcia na posição de ‘6’.

Nolito – Bastante desquilibrador. Não dá um lance por perdido e foram várias as vezes em que pensava que a bola iria sair para fora do terreno de jogo e Nolito conseguiu continuar com ela dentro de campo. Acredito que será uma das grandes aquisições da temporada por parte do Benfica, contudo, precisa de ser um pouco menos ‘’individualista’’. A continuar assim, ganhará certamente o lugar no onze titular desta temporada.

Fábio Faria – Esteve seguro na defesa, fazendo dupla com Javi no centro da defesa nos primeiros 45 minutos. Jogou na sua posição de origem e apenas borrou um bocado a pintura quando foi ultrapassado por um jogador do Toulose que chegou a cruzar para a defesa de Artur. Todavia, nota positiva para o jovem central luso .

Enzo Pérez – Entrou na segunda parte e viu-se que está cada vez mais habituado ao ritmo europeu. Figura nos destaques positivos por estar se adaptar muito bem ao ‘’nosso’’ futebol mais rapidamente do que esperava. Criou algum perigo na zona ofensiva e até podia ter tido uma assistência neste encontro, se Saviola tivesse marcado depois de estar completamente descoberto dentro da grande área da formação francesa. Nota-se que tem bastante qualidade técnica e acredito que será outra das grandes contratações da época.

Witsel – Outro reforço que promete dar que falar. Entrou no segundo tempo e esteve bastante bem. Um pêndulo naquele meio-campo e outro jogador que promete bastante luta para entrar no onze titular. Esta contratação apenas peca por vir com um ano de atraso.


Destaques negativos:

Outra invenção de JJ – Jorge, meter o Nuno Coelho a defesa-direito e tirar André Almeida de campo quando tinhas o Wass no banco? Sinceramente não percebo. Deixa-te destas invenções, se faz favor.

Bruno César - O Brasileiro contratado ao Corinthians tarda em mostrar as credenciais que fizeram o Benfica avançar para a sua contratação. Hoje jogou numa posição mais próxima do ponta de lança e voltou a não ser feliz . Demonstra uma diferença de ritmo assinalável para grande parte dos colegas e provavelmente necessitará de mais tempo de adaptação do que nós gostaríamos.


Outros Destaques:

Emerson – Foi apresentado hoje sem ter feito um único treino com o plantel principal e começou a partida frente aos franceses como titular fazendo o jogo inteiro. Em alguns lances decidiu bem, outras vezes parecia-me nervoso. É esperar por próximos jogos para que possa avaliar melhor o brasileiro.

André Almeida – Nota positiva no primeiro tempo. Na segunda parte foi-se um pouco abaixo. Raramente falhou nos primeiros 45’, porém, nota-se alguma falta de maturidade no ‘miúdo’. Acredito que o seu empréstimo ao UD Leiria lhe possa fazer bem como jogador. Uma aposta para o futuro que certamente nos dará jeito. Para já, não tem andamento para estar num grande do futebol português.

Gaitán e Aimar - Os dois argentinos hoje não estiveram ao nível que podem e devem exibir-se, mostrando-se apenas a espaços e com algumas intervenções menos felizes. Estiveram longe de exibir um rendimento elevado.

Momentos Gloriosos - III

Assunto(s):

A pré-eliminatória para a Liga dos Campeões frente ao Trabzonspor está aí à porta e a rubrica ‘‘Momentos Gloriosos’’ debruça-se desta vez num dos encontros mais escaldantes que me lembro de ver na prova milionária.

A oito Março de 2006, o SL Benfica entrava em Anfield Road para discutir o acesso aos quartos-de-final da Champions League. A equipa na altura liderada por Ronald Koeman partia em vantagem para a 2ª mão, dada a vitória na Luz por 1-0 sobre o Liverpool. Simão Sabrosa começou por abrir o placard aos 36 minutos contra o Reds, com um golo de bandeira após bom entendimento com Nuno Gomes. O italiano Fabrizio Miccoli, que entrou no decorrer do segundo tempo, acabou por fechar as contas com um belo tento de pontapé de bicicleta já perto do apito final. O Benfica acabara de garantir a presença nos ‘’quartos’’ da LC e eliminava na altura os campeões europeus em título.

Uma das partidas mais épicas na Liga dos Campeões que tive o prazer de ver. Gostava e espero que esta temporada, caso consigamos apurar-nos para essa mesma competição europeia, momentos de glória como este se volte a repetir.

Ficha de Jogo:

Observação: Emerson

Emerson da Conceição, Brasileiro de 25 anos que representava o actual campeão Francês Lille está prestes a reforçar a tão debilitada posição de defesa esquerdo do nosso clube. Emerson chegou ao Lille proveniente do Corinthians Paranaense em Janeiro de 2007, ainda bastante jovem o Brasileiro teve algumas dificuldades em impor-se de imediato no entanto com trabalho e continuidade acabou por ganhar o lugar na equipa e foi bastante utilizado nos últimos 3 anos.

Nas palavras de Jorge Jesus quando questionado acerca dos possíveis reforços para defesa esquerdo:
«São jogadores com características diferentes, o Emerson é mais defensivo, o Capdevila é mais ofensivo, mas que se podem enquadrar dentro de um perfil técnico e táctico que nos satisfaz."

Já o jogador apresenta-se de forma algo diferente do técnico:
"Sou um lateral que joga para a frente. Aqui em França pedem-me que defenda muito, no início só queriam que eu marcasse, por isso progredi muito. Mas sou um jogador de ataque, sou um jogador virado para a frente. Sou um atleta rápido, com sobe muito pela esquerda e tenta sempre ganhar a linha de fundo."

Mas "não há nada como ver pelos próprios olhos" decidi investigar e observar alguns jogos do jogador em questão para poder emitir uma opinião e para o poder conhecer mais convenientemente. Irei então opinar sobre o possível reforço Emerson.

Emerson mostrou-se um lateral muito completo quer na vertente defensiva quer na vertente ofensiva. Apresenta um posicionamento defensivo muito bom e tem uma noção completa dos espaços defensivos interiores e exteriores, é forte no um para um e usa muito bem a sua estampa física de forma a ganhar os lances, de salientar também que raramente comete faltas. No que diz respeito à parte mais ofensiva do jogo, a equipa onde joga não "exige" tanto ofensivamente dos laterais como o Benfica no entanto o jogador apresenta-se bastante capaz também nesse aspecto do jogo subindo bem, com critério e com uma excelente velocidade o que lhe permite apoiar o ataque e recuperar com eficácia a sua posição na defesa.

Para além do que se pode observar, há que evidenciar também que Emerson é um jogador já feito, com 25 anos e já várias épocas na Europa num campeonato bastante competitivo como Francês e numa boa equipa que se acaba de sagrar campeã e que é presença assídua nas competições Continentais. Juntando a isto é um jogador que fisicamente é bastante forte e que acrescenta centímetros à nossa linha defensiva, fala ainda uma língua que permite que compreenda e se faça compreender junto dos seus companheiros e staff o que à partida garante uma integração mais rápida.

Posto estas considerações julgo que caso se confirme a transferência para o nosso clube, Emerson irá ser uma surpresa bastante positiva para uma boa fatia dos adeptos do clube.
A jogar contra ele estará o desconhecimento de causa de grande parte da massa adepta tem do jogador e que ao primeiro erro irão tratar de crucificar o sul-americano.
Também terá de lidar com a inevitável colagem ao antigo dono do lugar, Fábio Coentrão. A fasquia está obviamente alta e a cobrança vai ser grande, apesar de serem jogadores completamente diferentes e neste momento de realidades distintas, acredito que Emerson irá conseguir desempenhar com qualidade o seu papel e que será uma boa mais valia para o clube.


O que também me agrada bastante em Emerson é que é um jogador que se conhece bastante bem, quer pelo que demonstra dentro de campo quer pelas palavras que profere fora dele, parece ter completa noção das suas capacidades e descreve-se a meu ver muito bem. Mostra-se também ambicioso e desejoso de ganhar títulos ao serviço do Benfica, e afinal de contas é isso que todos nós desejamos!

SL Benfica - Anderlecht: Destaques


Pela positiva:

Matic – Um jogador muito bom no capítulo do passe, porém, sobretudo na primeira parte, o sérvio era algo lento em decidir passar a bola, perdendo algumas vezes o esférico para o adversário. No segundo tempo esteve bastante bem e figura claramente nas notas positivas. Aos poucos vai percebendo as ideias da equipa. Confesso que pouco esperava em relação ao sérvio mas parece óbvio que engoli um sapo. E ainda bem!

Urreta – Se não ficar pelo menos como suplente é crime. Entrou destemido e cheio de garra. Marcou o golo que deu o empate no jogo e consequentemente o troféu. Esteve bastante interventivo na partida, deu profundidade ao corredor e formou uma boa dupla com Almeida no corredor direito, apesar de o português não ter estado em grande nível. Via-se também algumas vezes o jovem uruguaio baixar no terreno de modo ajudar a equipa defensivamente. O empréstimo ao Génova ainda não foi confirmado e o presidente do clube italiano chegou a dizer que não iria ninguém do SL Benfica ingressar na formação transalpina. Esperemos que isto se confirme, pois Urretaviscaya tem muito talento para dar e vender.

Saviola – Finalmente voltas-te aos teus bons e velhos tempos, Javier. Estava com saudades. Bastante dinâmico no ataque, juntamente com Jara, Gaitán e Enzo. Encheu o campo e marcou um belo golo. No final do encontro, acabou por ser galardoado como o melhor jogador da prova.

Artur – Depois de ter estado bastante bem frente ao Paris SG, Artur mais uma vez esteve imperial. Um par de defesas fantásticas e parece óbvio que será ele o escolhido para assumir a titularidade. Posso afirmar desde já que tem sido até agora das melhores aquisições da época. Jorge Jesus o ano passado pediu um guarda-redes que vale-se pontos, eis que foi agora encontrado.

Witsel – Para quem está há tão pouco tempo na equipa pode-se dizer que esteve bastante bem na partida frente aos belgas. Não me lembro de ter errado um único passe e deu bastante consistência ao meio-campo. Outro reforço que acredito que dará que falar.


Pela negativa:

André Almeida – Não gostei nada. Mesmo nada. A sua exibição frente ao Anderlecht foi muito má. Está muito verde e precisa claramente de rodar noutra equipa. A defender esteve bastante mal e mesmo atacar não esteve melhor. Errou bastante e no segundo golo dos belgas foi ultrapassado por Suárez com uma facilidade tremenda. Actualmente não é alternativa credível para Maxi Pereira na posição de defesa-direito.

Bruno César – Demorou bastante tempo a entrar no jogo e não foi feliz. Deixou boas indicações na Suíça mas no Algarve não esteve no seu melhor. Jogou ao lado de Aimar mas não parece estar destinado a jogar como ‘8’, mas sim na zona mais avançada do meio-campo – como ‘10’. Veremos as indicações que dará nos próximos jogos.


Outros pontos de vista

Miguel Vítor – Esteve bastante seguro até ao momento da sua lesão. Não entra nas notas positivas pelo simples facto de ter estado pouco tempo em campo.

Jorge Jesus – Finalmente começou a usar a táctica que mais se enquadra com as características dos jogadores actualmente ao seu dispor: o 4x3x3. Ofensivamente o Benfica constitui uma equipa de grande nível com excelentes opções. Defensivamente faltam muitos dos jogadores cruciais, como Luisão, Garay e Maxi. Com a chegada dos sul-americanos e com o reforço para a posição de defesa-esquerdo, penso que o plantel do SL Benfica tem tudo para ser dos melhores nos últimos anos.

A contratação de Eduardo

Pontos a favor:
  • É português e poderá abrir vaga para jogadores estrangeiros no plantel – como Urreta, Mora ou até mesmo Wass – nas inscrições.

  • Depois de uma época não muito boa ao serviço do Génova e de não ter assegurada a titularidade na baliza da selecção nacional dada a ascensão de Rui Patrício, Eduardo poderá entrar na Luz com todas as ganas de voltar ao tempo que lhe valeu a sua transferência para Itália.

  • Com a sua entrada, a saída de Roberto é (quase) certa, libertando assim um ‘’peso’’ na folha salarial no clube, visto que o guardião espanhol aufere um salário bastante elevado. Certamente o futebolista português não receberá tanto quanto o ex-Atlético de Madrid.
  • O jogador virá apenas por empréstimo por uma época o que significa que é uma operação com custo reduzido e com menor risco pois se não correr bem no ano seguinte estará de volta ao seu clube de origem.

Pontos contra:
  • Nunca fui apreciador das suas qualidades e a meu ver não tem estofo para ser guarda-redes titular de um dos três grandes de Portugal. O meu ‘’medo’’ aqui é Jorge Jesus dar a titularidade ao atleta luso em detrimento de Artur Moraes, que se tem mostrado bastante seguro na baliza.
  • Eduardo é neste momento o titular da Selecção Portuguesa e caso não esteja a titular no Benfica é provável que existam pressões para que o jogador seja utilizado o que poderá fazer com que o futebolista português fique mais insatisfeito com a suposta condição de suplente e se torne um foco algo destabilizador.

A história repete-se novamente

Assunto(s):
E mais uma vez, Jonathan Urretaviscaya vai ser emprestado. Depois do ano passado termos lamentado a sua ausência na equipa, dada a escassez opções viáveis para os corredores laterais, o jovem jogador integrou esta temporada a pré-época com o plantel do SL Benfica sem direito a férias.

Realizou bons jogos nesta pré-temporada, nos poucos minutos em que jogou, tendo inclusive marcado um golo frente ao Dijon. Um belo tento, diga-se. Mas quando se pensava que Urreta iria ficar no plantel sendo alternativa para uma das alas, eis que irá ser novamente cedido a título de empréstimo. Questiono-me e pergunto-me imensas vezes porquê. Aliás, neste momento, apenas consigo meter Nolito e Gaitán superiores a Urreta para jogar nas alas. Enzo Pérez está ainda em fase de adaptação e actualmente não o considero superior ao uruguaio. Não digo que Enzo não venha a ser bastante superior mas, actualmente, Urretaviscaya está acima do argentino.

Mais uma vez, o extremo uruguaio vai ser emprestado, mas desta vez aos italianos do Génova. Começo achar que mais vale a pena acabar o contrato com o futebolista sul-americano em vez de ser emprestado ano após anos, ainda para mais quando tem qualidade e maturidade suficiente para se manter no plantel às ordens de Jorge Jesus. Um empréstimo que, a confirmar-se, terá de ser muito bem explicado pelos dirigentes do clube e/ou por JJ.

Ao menos, o Génova não terá opção de compra sobre o jogador. A ver vamos como será o futuro do jovem de 21 anos, mas cada vez mais perco a esperança de um dia Urreta integrar definitivamente o plantel ‘‘encarnado’’.

A impaciência Benfiquista

Assunto(s):
Ponto de partida: Franco Jara, avançado argentino que chegou o ano passado ao SL Benfica proveniente do Arsenal de Sarandí, teve um período de adaptação demorada. Lembro-me perfeitamente de muitos adeptos benfiquistas contestarem a sua aquisição, inclusive, o site MaisFutebol chegou a rotular o jovem sul-americano de pimbolim – leia-se flop.

Porém, passado um bom período de tempo, o avançado de 23 ano finalmente adaptou-se. Calou críticos e de um momento para o outro muitos benfiquistas passaram a gostar do rapaz.

O mesmo se passa agora com o novo reforço da equipa, Daniel Wass. Quem já o viu jogar sabe do que o nórdico é capaz, contudo, a paciência de muitos benfiquistas já se esgotou quanto ao jovem dinamarquês por ter feito cerca 65 minutos (!!) de águia ao peito onde não foi particularmente feliz nestes jogos de pré-época. Eu continuo a acreditar de que Wass se adaptará ao nosso futebol, dadas às suas qualidades de que tive o prazer de ver no Europeu de Sub-21.

Para além disso as dificuldades de adaptação do defesa-direito ex-Brondby estão bem patentes. Chegou a um país que é-lhe completamente desconhecido, uma língua totalmente diferente, vindo de uma lesão contraída ao serviço da sua selecção e ingressou num plantel onde a língua predominante é o espanhol e a juntar a isto, a equipa técnica do Benfica pouco ou nada sabe comunicar com jogadores com um idioma que não seja português ou espanhol.

O caso do jovem nórdico é bastante semelhante ao de Franco Jara e acredito que terá o seu período de adaptação algo demorado, tal como ocorreu com o futebolista da terra das Pampas. Quanto a mim, acredito de que Wass se irá habituar ao futebol de Jorge Jesus e que será uma mais-valia para o conjunto ‘’encarnado’’.

Apresentação - Axel Witsel


Foi ontem apresentado mais um reforço para o a época 2011/12, de seu nome Axel Witsel.
Witsel é um jogador Belga de 22 anos que representava o Standard de Liége.

Começou cedo a jogar pelo equipa principal dos Belgas e apesar da sua tenra idade já é um jogador com bastantes jogos nas pernas e uma maturidade assinalável, inclusive já representou a sua selecção principal 18 vezes nas quais marcou 5 golos.

Witsel é um médio centro polivalente que pode desempenha as mais variadas posições do meio campo para a frente, no entanto a sua posição preferencial é a de 8, o denominado "box-to-box".

Pelo que conheço é um excelente jogador e vai sem dúvida elevar o nível de qualidade do nosso plantel. Só espero é que com esta contratação e com os valores despendidos não se acabe por perder poder negocial na contratação de um defesa esquerdo que é neste momento a posição mais carenciada do plantel.

Pode ver ou rever o vídeo da apresentação do Novo Reforço - AQUI

Boa sorte para o Witsel! Que tenha muito sucesso com o Manto Sagrado vestido!




SIGA-NOS NO FACEBOOK E FIQUE A PAR DAS NOVIDADES
E PLURIBUS UNUM

Boa Sorte Zé...

José Moreira deixou ontem de fazer parte do plantel do nosso Benfica.
Foram 12 anos que fez parte dos quadros do clube onde chegou ainda júnior, fez quase 150 jogos oficiais como sénior do Sport Lisboa e Benfica.
Uma carreira que prometia bastante mas que acabou por não ter o sucesso anunciado, as lesões e as mazelas por elas deixadas foram determinantes para que tal acontecesse.
Ainda assim neste percurso bem longo participou na conquista de vários títulos:
1 Campeonato Nacional (04/05), 1 Taça de Portugal (03/04), 1 Supertaça de Portugal (05/06) e 2 Taças da Liga (09/10 e 10/11).
Ao longo dos anos fez também o seu percurso nas selecções jovens nacionais sendo internacional em todos os escalões de formação, inclusivé chegou a somar uma Internacionalização pela selecção principal.
Moreira foi sempre um jogador bastante acarinhado pelos adeptos Benfiquistas e eu faço parte desse lote.
Fico triste de o ver partir pois como pude demonstrar era um jogador da casa, português e completamente suficiente para fazer parte do lote de 3 GR do Benfica, mesmo não estando no melhor das suas capacidades.
Moreira decidiu que necessitava de um novo estímulo para a sua carreira e vai abraçar um novo desafio na Premier League, desafio esse onde lhe desejo imensa sorte e muito sucesso!


Força Moreira e Boa Sorte!
Uma imagem vale mais que mil palavras:

Ezequiel Garay - Números

Assunto(s):

Nome: Ezequiel Marcelo Garay


Data de Nascimento: 10/10/1986


Nacionalidade: Argentina


Posição: Defesa Central

Pé preferido: Direito


Altura: 1,88 m

Peso: 83 Kg



Reforço do Sport Lisboa e Benfica



Epoca 2010/2011- Real Madrid:

8 Jogos - 6 Titular + 2 Suplente - 351m


Época 2009/2010- Real Madrid:

23 Jogos - 20 Titular + 3 Suplente - 1843m - 1 golo - 3 assistências - 5CA


Época 2008/2009 - Racing Santander:

30 Jogos - 30 Titular - 2615m - 2 golos - 2 assistências - 7CA - 1CV


Época 2007/2008 - Racing Santander:

29 Jogos - 29 Titular - 2540m - 5 golos - 2CA - 1CV


Época 2006/2007 Racing Santander:

31 Jogos - 30 Titular + 1 Suplente - 2722m - 9 golos - 4CA


Estatísticas das últimas 5 época do Novo Reforço do Benfica!
Finalmente parece estar resolvido o problema AQUI debatido.



Siga-nos no Facebook e fique a par de todas as actualizações AQUI

Enzo Pérez - Apresentação e Entrevista



Foi hoje finalmente apresentado como reforço do nosso Sport Lisboa e Benfica o Argentino Enzo Pérez.
Pessoalmente é a contratação em que mais deposito esperanças até ao momento. É um jogador tremendo - super completo. Pode desempenhar as várias posições do nosso meio-campo mas o lugar onde mais gosta de jogar e para onde foi contratado foi para a direita desse sector.




Enzo Pérez foi também entrevistado para a estação televisiva do clube. As suas palavras agradaram-me bastante. Sempre bastante directo, seguro e com consciência da grandeza do clube e da responsabilidade que é representar o Benfica.

Pode ver ou rever a entrevista ao nosso novo reforço AQUI



Na apresentação do jogador o momento alto foi quando o mesmo esteve perto da Águia Vitória, completamente indiferente ao medo que seria de esperar Enzo acaba por dar o braço para colocarem a Águia (o que como é óbvio não aconteceu... eheh) e a fazer festas à Águia ao mesmo tempo que os fotógrafos captavam esse grande momento.

Pode ver ou rever o vídeo da apresentação do Enzo Pérez AQUI

Momentos Gloriosos II - Menino de Ouro


Hoje na 2ª Edição da nossa rubrica Momentos Gloriosos iremos falar sobre a "Noite Mágica" de 14 de Maio de 1994.
A noite em que o Benfica foi a Alvalade ganhar o seu Eterno Rival por 6-3...
A noite em que João Vieira Pinto fez talvez a sua melhor exibição de sempre...
A noite em que o Benfica embalou para a conquista do Campeonato...

Já lá vão 17 anos e lembro me como se fosse hoje. Ainda hoje me é impossível ver as imagens do jogo sem me emocionar e sem sentir um arrepio na espinha.

Um jogo mítico e uma exibição fabulosa do meu maior ídolo de infância: João Vieira Pinto!

Isto é BENFICA!!!!!!

Reveja AQUI os melhores momentos dessa partida emocionante que ficará para sempre na história do Sport Lisboa e Benfica.

Ficha de jogo

Época 1993/94
I Liga - 30ª jornada
14 de Maio de 1994
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: António Marçal (Lisboa)

Sporting 3
Lemajic; Nélson, Vujacic, Valckx e Paulo Torres (Pacheco, 45); Figo, Paulo Sousa, Capucho e Balakov; Iordanov (Poejo, 60) e Cadete.
Treinador: Carlos Queirós (português)

Benfica 6
Neno; Veloso (cap.), Mozer, Hélder e Kenedy; Abel Xavier, Paneira, Isaías (Rui Costa, 71) e Schwarz; Aílton e João Pinto (Rui Águas, 78)
Treinador: Toni (português)

Marcadores: 1-0, Cadete (8); 1-1, João Pinto (30); 2-1, Figo (35); 2-2, João Pinto (37); 2-3, João Pinto (44); 2-4, Isaías (48); 2-5, Isaías (57); 2-6, Hélder (74); 3-6, Balakov (80, g.p.)

Negócio Coentrão



O negócio 'Fábio Coentrão' tem sido tratado com bastante secretismo, mas durante os últimos dias algumas informações têm saído nos jornais, a informar os leitores sobre o assunto.

O Real Madrid terá, supostamente, negociado previamente com o jogador do Benfica e 'pediu-lhe' que pressionasse o clube encarnado de forma a facilitar as negociações.

Os 'merengues' e Fábio Coentrão sozinhos nada poderão fazer. O Benfica terá que aceitar uma proposta dos 'blancos', mas segundo o que tem saído na imprensa o Real não estará disposto a dar os 30M da cláusula de rescisão, o pretendido pelo Benfica.

Outra das hipóteses é o Real dar 22M mais Ezequiel Garay. É provável que o Real já tenha feito essa proposta, mas por vários motivos pode não ter sido realizada. Talvez o Benfica tenha rejeitado ou o defesa argentino tenha recusado a mudança.

Parece-me também que o Benfica tem sido muito flexível neste assunto. A prova é que a equipa da Luz deixou o jogador viajar até Madrid, falhando o estágio na Suiça.

Fala-se também que Coentrão rejeitou uma proposta do Chelsea de 30M previamente aceite pelo Benfica. Para alguém que tinha dito que queria o melhor negócio possível para o Benfica é uma atitude no mínimo estranha.

Esperemos por mais desenvolvimentos, e que tudo corra pelo melhor para o Benfica.

Os Eleitos



O Benfica partiu para a Suiça hoje às 11h30 para a realização do Estágio de pré-época que ira ter lugar no Centro Desportivo de Colovray, em Nyon.

Os jogadores presentes na comitiva são:

Guarda-Redes: Artur, Roberto, Moreira e Julio Cesar

Defesas: Roderick, Miguel Vítor, Fábio Faria, Jardel, Wass, André Almeida, Schaffer e Peixoto

Médios: Javi Garcia, Nuno Coelho, Matic, Amorim, Aimar, Carlos Martins, David Simão, Bruno Cesar, Urreta, Ruben Pinto, Gaitan, Nolito e Fernandez

Avançados: Cardozo, Saviola, Jara, Mora, Rodrigo e Kardec


Dos jogadores que se treinaram esta semana no Seixal ficaram de fora Leo Kanu (de quem já falamos AQUI), Miguel Rosa (também falamos AQUI), Weldon e Fábio Coentrão.

Quanto a Miguel Rosa, rumores dizem que o Benfica rejeitou várias propostas de clubes da 1ª Liga para que esteja de volta ao Belenenses na próxima época e que seguirão juntamente com ele Leo Kanu e ainda André Almeida que ainda foi para estágio com a equipa.

Weldon está a caminho do Brasil a seu pedido.

Fábio Coentrão é neste momento o caso mais complicado. O Benfica tem de resolver a sua situação o mais rapidamente possível pois o assunto já se arrasta há bastante tempo e não é benéfico nem para o clube nem para o jogador.

Há ainda vários jogadores que seguiram para estágio dos quais há bastantes dúvidas quanto ao seu futuro e que muito provavelmente não farão parte do plantel mas que ainda não se arranjou colocação, falo de Fábio Faria (necessário devido à escassez de defesas) Schaffer (idem), Fernandez e Kardec.


Os dias passam... O primeiro jogo oficial aproxima-se...
Os assuntos por resolver continuam e as decisões para tomar continuam a ser imensas!

Mora e Nolito - Apresentação e Entrevistas


Rodrigo Mora e Nolito foram hoje apresentados como reforços do Sport Lisboa e Benfica.
São 2 jogadores que chegam ao nosso clube a custo zero e que prometem vir a ser positivas dores de cabeças para Jorge Jesus.

Quem quiser assistir à apresentação do jogadores pode ver ou rever AQUI

Os 2 jogadores deram também entrevistas exclusivas à BenficaTV onde se mostraram ansiosos para vestir as nossas cores e prometem dar tudo pelo Benfica.




Poderá ver na integra a entrevista do Espanhol Nolito AQUI




Também se encontra a entrevista do Uruguaio Rodrigo Mora para visualizar AQUI



A nós resta-nos desejar a Boa Sorte aos Novos Reforços!
Que tenham muito sucesso de Águia ao peito.